PUBLICADO EM 21 de mar de 2024
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O UAW quer sindicalizar trabalhadores da Volkswagen no Tennessee (EUA)

Descubra a campanha do sindicato UAW para sindicalizar trabalhadores da Volks no Tennesse, no Sul dos EUA.

Trabalhadores da Volkswagen na fábrica do Tennessee, solicitam a realização da eleição do UAW.

Trabalhadores da Volkswagen na fábrica do Tennessee, solicitam a realização da eleição do UAW. Foto: reprodução X

A terceira tentativa será vitoriosa para o United Auto Workers (UAW) sindicalizar os 4.100 trabalhadores na fábrica da Volkswagen em Chattanooga, no Estado do Tennessee? Os novos líderes do sindicato acreditam que sim, e é um ponto central de sua campanha para organizar as empresas automobilísticas não sindicalizadas do Sul.

O UAW, que comprometeu US$ 40 milhões para esse objetivo nos próximos dois anos, anunciou em 18 de março que a grande maioria dos trabalhadores de Chattanooga havia assinado cartões de autorização para eleições sindicais enviados pelo UAW para a Junta Nacional de Relações do Trabalho. Isso aconteceu apenas 100 dias após o início da campanha pública.

O objetivo final do sindicato é conquistar os aproximadamente 150.000 trabalhadores automotivos no Sul, a maioria deles em estados antissindicais como Alabama, Mississippi, Tennessee, Texas, Flórida e especialmente Carolina do Sul.

As principais questões em Chattanooga são salários, condições de trabalho e respeito no trabalho.

“Quero um sindicato para que possamos ter voz em nossas condições de trabalho. No momento, não temos voz em nada”, diz um trabalhador em um novo vídeo no site da campanha.

Uma mulher afro-americana acrescenta: “Já estive do outro lado da mesa contra a gerência. Parecia que eram cinco contra um. Sinto que estou sendo intimidada.”

Tentativas anteriores

O UAW tentou sindicalizar a VW em Chattanooga duas vezes antes. Perdeu por pouco a votação mais importante. Em conformidade com a legislação trabalhista europeia, a gerência superior da VW na Alemanha mais uma vez proclamou piedosamente que é oficialmente neutra na campanha de organização do sindicato.

Mas nessa votação, os gerentes americanos da VW não foram limitados por restrições legais europeias que são inoperantes deste lado do oceano.

Eles trouxeram políticos republicanos antissindicais – o governador, membros-chave da legislatura altamente manipulada e o senador dos EUA Bob Corker – para denegrir o UAW e, mais importante, ameaçar retirar isenções fiscais estaduais e subsídios para uma expansão planejada da fábrica se os trabalhadores se sindicalizassem. Eles respaldaram essa ameaça com uma cara campanha publicitária anti-sindical. As ameaças funcionaram.

O histórico não intimida o UAW, especialmente sob o novo presidente Shawn Fain e a nova diretoria, todos eleitos em uma eleição popular inédita do sindicato. Um grande trunfo que têm a favor do sindicato: o retumbante sucesso de suas greves itinerantes Stand Up contra as montadoras de Detroit no ano passado.

O UAW recuperou quase todas as perdas que seus membros sofreram nas montadoras de Detroit ao longo das duas décadas anteriores, obtendo grandes aumentos salariais, restauração dos reajustes do custo de vida, aumentos nos pagamentos de pensão para aposentados e abolição do odiado sistema de pagamento de dois níveis. Eles também conseguiram uma progressão mais rápida para o pagamento máximo.

“Hoje, estamos um passo mais perto de transformar um bom emprego na Volkswagen em uma ótima carreira”, disse Isaac Meadows, um trabalhador da linha de montagem, ao UAW. “No momento, perdemos tempo com nossas famílias porque grande parte de nossas folgas é consumida durante os fechamentos de verão e inverno.

“Não deveríamos ter que escolher entre nossa família e nosso trabalho. Ao ganhar nosso sindicato e uma voz real na Volkswagen, podemos negociar por mais tempo com nossas famílias.”

“Estamos votando sim para nosso sindicato porque queremos que a Volkswagen tenha sucesso”, explicou Victor Vaughn, trabalhador da equipe de logística. “A Volkswagen gastou bilhões de dólares expandindo em Chattanooga, mas atualmente a segurança é um grande problema em nossa fábrica. Outro dia, quase fui atingido por quatro caixas com mais de 500 libras cada enquanto dirigia para entregar peças.

“Esse incidente deveria ter sido investigado dentro de uma hora, mas mesmo depois de terminar meu expediente, ninguém me perguntou sobre isso. A VW se associou com forças de trabalho sindicalizadas ao redor do mundo para tornar suas fábricas seguras e bem-sucedidas. É por isso que estamos votando por uma voz na Volkswagen aqui em Chattanooga.”

Chattanooga é a única fábrica da VW nos EUA e sua única fábrica não sindicalizada em todo o mundo.

“Quando ganharmos nosso sindicato, poderemos negociar por um local de trabalho mais seguro, para que as pessoas possam permanecer no emprego e a empresa possa se beneficiar de nossa experiência”, disse Yolanda Peoples, trabalhadora da produção, ao UAW. “Quando meu pai se aposentou como membro do UAW, ele tinha algo com que contar. Os trabalhadores da VW merecem o mesmo.”

Fonte: People’s World

Tradução: Luciana Cristina Ruy

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