PUBLICADO EM 22 de out de 2020
COMPARTILHAR COM:

O país inteiro pergunta onde está a honestidade prometida?

Senador governista preso com dinheiro na cueca traz à memória, a atualíssima canção de Noel Rosa, na qual pergunta “Onde está a honestidade?”. Noel, sempre brilhante, um dos mais importantes compositores brasileiros de todos os tempos. Também fundamental para a nossa música popular, Ary Barroso, com Lamartine Babo cantam que “no rancho Fundo bem pra lá do fim do mundo, a lua vem pro quintal desse moreno”.
Estão nesta seleção também o talento e a inovação de Luiz Melodia, Zélia Duncan, Majur e Tulipa Ruiz. É a música popular brasileira cantando o que precisa ser cantado para mudar o país.

Por Marcos Aurélio Ruy

Ary Barroso E Tião Macalé, no programa Show do Gongo, TV Rio,1961. Foto: alyletteri (Flickr).

 

Zélia Duncan

Na estrada há muitos anos, a cantora e compositora fluminense, Zélia Duncan mistura rock com MPB, samba e outros rimos nacionais e estrangeiros num trabalho singular. Sempre com temas sociais e políticos. Em defesa de respeito e direitos iguais para todas as pessoas. Zélia conquistou o seus espaço com uma carreira sólida, sem se apegar a modismos e na resistência ao obscurantismo.

“Ervas, castanhas, flor, força e quintal

Somos a canção, sabemos tons de amores

Sob um véu no olhar que só quer abraçar

Somos espaços de amar

Somos o sim e o não, não, não

Somos o corpo, tentação

Somos o ser que está”

 

Nascer Mulher (2019), de Ana Costa e Zélia Duncan

Majur

A jovem baiana Majur se destaca entre os novos talentos da música popular brasileira. Identifica-se como uma pessoa trans não-binária. Em recente entrevista afirmou que transita “muito bem entre os universos masculino e feminino. Reconheço os dois em mim e preciso de ambos”. De origem muito humilde, catava matéria reciclável com sua mãe. Superou todos os obstáculos com sua potente voz e talento em compor. Muita atenção ao trabalho de Majur.

“Jardineiro

Plantei flores coloridas no jardim

Do eu e você

Andarilho

No caminho que senti

Cantei pra você ouvir”

 

Andarilho (2020), de Majur

Ary Barroso

O mineiro Ary Barroso (1903-1964) se transformou num dos mais importantes compositores brasileiros ao mostrar o Brasil como ele é. Uma das canções mais importantes de todos os tempos. O samba exaltação, “Aquarela do Brasil”, composta por ele em 1939, figura entre as mais executadas do país e está no imaginário popular ainda hoje. Ary é reconhecido como um dos mais importantes inovadores da música popular brasileira, principalmente no samba.

“Tendo o cigarro por companheiro

Sem um aceno ele pega na viola

E a lua por esmola vem pro quintal deste moreno

No rancho fundo bem pra lá do fim do mundo”

 

No Rancho Fundo (1931), de Ary Barroso e Lamartine Babo; canta Marisa Gata Mansa

https://www.youtube.com/watch?v=HoPhCzpr3p0

Luiz Melodia

Já no início de sua carreira profissional, o carioca Luiz Melodia (1951-2017) encantou público e crítica com um trabalho ímpar ao mesclar MPB, samba, rock, blues, soul e o que mais aparecesse. Levou sua negritude e brasilidade pelo mundo afora e se destacou como um dos mais importantes nomes da MPB.

“Lava roupa todo dia, que agonia

Na quebrada da soleira, que chovia

Até sonhar de madrugada, uma moça sem mancada

Uma mulher não deve vacilar”

 

Juventude Transviada (1975), de Luiz Melodia

 

Noel Rosa

As pessoas podem não lembrar de cara se ouvir o nome de Noel Rosa (1910-1937), mas basta cantarolar umas de suas canções e qualquer um conhece. O carioca Noel, mesmo tendo morrido aos 26 anos, está eternizado na memória e no coração do Brasil. Nestes tempos de dinheiro na cueca de senadores governistas e total submissão aos Estados Unidos, a música selecionada “Onde Está a Honestidade?”, mostra-se inteiramente atual. Noel divide oficialmente a autoria com o cantor Francisco Alves (1898-1952), mas é conhecida a vaidade de Alves em querer dividir a autoria de canções das quais gostava muito para gravá-las.

“O seu dinheiro nasce de repente

E embora não se saiba se é verdade

Você acha nas ruas diariamente

Anéis, dinheiro e até felicidade

E o povo já pergunta com maldade

Onde está a honestidade?

Onde está a honestidade?”

 

Onde Está a Honestidade? (1933), de Noel Rosa e Francisco Alves; canta Beth Carvalho

Tulipa Ruiz

Outra gigante da MPB, a paulista Tulipa Ruiz esbanja talento tanto como cantora quanto como compositora. Indispensável conhecer suas obras.

“Pronto para despertar

Perto mesmo de explodir

Parto para não voltar

Pranto para estancar

Tanto para acordar

Tonto de tanto te ver

Perto mesmo de explodir

Prestes a saber por quê”

 

Dia a Dia, Lado a Lado (2015), de Gustavo Ruiz, Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz

Marcos Aurélio Ruy é jornalista

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS