O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes recebeu na terça-feira (3) homenagem do Movimento Delegados pela Democracia (MDD).
A associação reúne 300 delegados da Polícia Civil de 11 estados do Brasil.
Em nota, o MDD exaltou a “coragem e princípios defendidos” pelo ministro e afirmou que Moraes se posiciona “de forma firme em favor da democracia e contra ataques à independência dos Poderes”.
O grupo, formado no início de 2024, defende o fortalecimento das instituições democráticas e da Justiça no Brasil.
Moraes recebeu uma delegação com oito representantes do movimento em seu gabinete, em Brasília. Entre eles estava a ex-presidente da Associação dos Delegados de São Paulo Marilda Pansonato Pinheiro.
A homenagem
Durante o evento, foi entregue ao Ministro uma placa onde ficaram eternizados os princípios que levaram o MDD a se solidarizar com o trabalho de Moraes, seu respeito, admiração e a razão pela qual o consideram uma verdadeira inspiração.
O apoio das forças de segurança
O evento também destacou o apoio das forças de segurança pública na luta contra a criminalidade e em prol de um ambiente seguro e democrático.
O Movimento Delegados pela Democracia, tem se consolidado como uma importante plataforma de apoio às garantias democráticas e ao fortalecimento das instituições de Justiça no Brasil. Sua atuação, busca promover um diálogo constante com a sociedade sobre a importância do Estado de Direito.
O futuro da democracia brasileira
O evento de hoje também foi um marco na reflexão sobre os desafios que o Brasil ainda enfrenta para garantir a plena consolidação da democracia.
Durante as intervenções, foram lembrados os ataques recentes à liberdade de expressão e aos direitos fundamentais dos cidadãos, como as ameaças à integridade das eleições e ao papel dos tribunais superiores
Por fim, a nota do MDD destaca que o ato reflete a crescente importância de um diálogo entre os diferentes atores da sociedade para a manutenção do Estado democrático de direito, e simboliza a aliança entre a Polícia Judiciária e o Poder Judiciário na construção de um Brasil mais justo, livre e seguro.