PUBLICADO EM 13 de jul de 2023
COMPARTILHAR COM:

Metalúrgicos do ABC negociam vinda de montadoras chinesas à região

De olho na produção de ônibus elétricos, Sindicato assinou carta de intenções com a Chery e a Beijing Peak Automotive. Esta é uma da série de ações do Sindicato em busca de investimentos do setor automotivo para a região

Foto: Adonis Guerra

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, e o diretor executivo, Aroaldo Oliveira da Silva, assinaram a carta de intenções com representantes da Chery e da Beijing Peak Automotive, duas empresas chinesas que pretendem fabricar ônibus elétricos e veículos no Grande ABC. A assinatura foi realizada na última quinta-feira, dia 6, em Brasília.

No encontro, foi debatida a importância da região e reforçado o objetivo das empresas se instalarem no ABC.

“O compromisso de fazer investimentos deste porte na nossa região é uma ótima notícia, porque traz mais geração de empregos, renda, crescimento industrial e do comércio do ABC. São investimentos que vêm com os esforços dos Metalúrgicos do ABC, das frentes parlamentares Brasil-China e BRICS do Congresso Nacional e da IndustriALL-Brasil”, destacou Moisés.

“São empresas chinesas que querem investir na região dentro do nosso projeto da #ARetomada, que o Sindicato tanto tem trabalhado por mais investimentos para o ABC”, afirmou.

ABC estratégico

O diretor executivo do Sindicato, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e da IndustriALL-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva, reforçou a importância dessa aproximação das empresas chinesas.

“Essa relação e demonstração da possibilidade de investimentos da Chery e da Peak, além da Sinomach que discutimos dia 1º, mostra o quanto o ABC ainda é importante industrialmente e mostra o ABC como lugar estratégico para investimento industrial”, disse.

“Temos um parque industrial consolidado, uma cadeia de fornecedores organizada, mão de obra qualificada e especializada, sistemas de governança que conseguem dar suporte para as empresas que estão na região, além de um espaço privilegiado com universidades, escolas técnicas e institutos de ciência e tecnologia que também podem dar esse suporte técnico para as empresas”, defendeu.

Mais investimentos

No dia 1º, o Sindicato recebeu uma delegação da empresa chinesa Sinomach (China National Machinery Industry Corporation), com o objetivo de fabricar ônibus elétricos na região.

No encontro, o presidente do Sindicato, o presidente da Sinomach, Cai Jibo, e o presidente da Frente Parlamentar Brasil/China do Congresso Nacional, deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), assinaram um memorando de entendimentos para a promoção de investimentos estratégicos na região, cooperação para aprimoramento do setor produtivo e valorização do capital humano.

Marcopolo

No último sábado, dia 8, Moisés e Aroaldo estiveram com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em Caxias do Sul (RS), em visita às instalações da Marcopolo.

“Conversamos com o ministro Padilha sobre a importância da política industrial para o país. A Marcopolo é a maior fabricante de ônibus do mundo e fabrica ônibus elétricos, que nos interessa muito. Nosso país precisa ter uma transição do combustível fóssil para o elétrico e discutimos com a direção da Marcopolo sobre essa transição”, contou Moisés.

“Conhecemos os novos projetos da fabricante de ônibus, incluindo o ônibus integral elétrico. A tecnologia demonstra o compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor de transporte, trazendo benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a mobilidade urbana”, prosseguiu.

Aroaldo também destacou a importância de discutir a transição energética no tema da mobilidade. “Conhecemos a experiência do ônibus elétrico e também iremos aprofundar sobre outras matrizes energéticas para os veículos”, concluiu.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Leia também:

Metalúrgicos do ABC propõem ao presidente Lula medidas para o setor automotivo

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS