Na manhã de domingo (28), cipeiros e cipeiras comprometidos com a luta em defesa dos trabalhadores participaram do Encontro de Cipeiros organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e região.
O Encontro reuniu mais de 120 companheiros e companheiras, marcando a retomada do Sindicato na organização de base, na realização de mais uma resolução do XIV Congresso.
A atividade de formação contou com a apresentação técnica do engenheiro e do médico do trabalho, ambos do Departamento de Saúde, bem como a dos advogados trabalhista e previdenciário também do nosso Departamento Jurídico.
QUEM SABE MAIS, LUTA MELHOR!
A Cipa é um importante instrumento de conscientização e de luta dos trabalhadores. Exemplo disso é que muitos cipeiros e cipeiras combativos, que aprenderam a questionar a atuação da Comissão nas fábricas em que trabalham e a defender o caráter preventivo da Cipa e a garantia de mais saúde e segurança nos locais de trabalho, mais tarde foram eleitos dirigentes sindicais.
A SAÚDE, ASSIM COMO TRABALHO E O LAZER, É UM DIREITO SOCIAL (ART. 6º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL)
Porque assim como a exploração dos patrões nas fábricas não para, a luta coletiva dos trabalhadores organizados junto ao Sindicato também tem de continuar.
Cabe lembrar que as empresas têm tratado a Cipa de forma ideológica, tornando os trabalhadores ainda mais reféns das péssimas relações e condições de trabalho nas fábricas.
Portanto, temas como o objetivo e funcionamento da Cipa, medidas de controle dos riscos ambientais, noções sobre legislação trabalhista e previdenciária, Normas Regulamentadoras, emissão de CAT e perícia médica puderam aprimorar o conhecimento dos cipeiros.
Para dar continuidade a esse processo de aprendizado, o Sindicato já está preparando cursos que serão anunciados em breve.
Leia também: Programa de Educação Continuada-EJA forma mais 60 alunos