
Juca de Oliveira, ator brasileiro
Morreu na madrugada deste sábado (21), em São Paulo, o ator, autor e diretor Juca de Oliveira, de 91 anos. Reconhecido como um dos grandes nomes das artes cênicas do país, Juca construiu uma trajetória sólida e admirada no teatro, na televisão e no cinema.
O ator estava internado desde o dia 13 deste mês, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardíaca do Hospital Sírio-Libanês, em decorrência de um quadro de pneumonia associado a uma condição cardiológica.
Filiado ao Partido Comunista Brasileiro, ele atuou em sindicatos e teve que se exilar na Bolívia durante a ditadura militar.
O episódio que levou ao autoexílio começou antes, quando o ator decidiu comprar o Teatro de Arena, no centro de São Paulo, com Augusto Boal, Flávio Império e Paulo José. O grupo teatral e o espaço cênico foram fundamentais para a revolução do teatro brasileiro, atuando principalmente como celeiro de produção intelectual e centro contra a ditadura. Entre os marcos nacionais estão as peças “Eles Não Usam Black-Tie” e “O Filho do Cão”.
A trajetória do Arena, entretanto, foi interrompida pela ditadura militar em 1972 com o fechamento do teatro. Em entrevista ao Memória Globo, o ator revelou que, diante disso, optou por se autoexilar na Bolívia, ao lado de Guarnieri. “Não foi por acaso que o Teatro de Arena foi brutalmente atingido pela ditadura militar. O teatro foi fechado, nós fomos perseguidos. Uma tragédia”, disse.
Carreira
Ao longo de sua carreira, participou de importantes produções teatrais, muitas delas de sua própria autoria, além de integrar elencos de novelas e programas televisivos de grande alcance nacional. Sua atuação sempre foi pautada pelo rigor artístico e pelo compromisso com a cultura brasileira. Ele também era membro da Academia Paulista de Letras.
Juca de Oliveira atuou no teatro em mais de 60 peças como ator. Fez na maioria das vezes o papel principal, que dá à linha mestra a história encenada e por isso os personagens mais pesados.
Televisão
Na televisão, deu vida a personagens célebres, como o misterioso João Gibão em Saramambaia, novela da TV Globo, eternizado pela cena emblemática de seu voo sobre a cidade de Bole Bole.
Em 2001, trabalhou em O Clone, também na TV Globo. Novela abordou o tema da clonagem. Ele interpretou o médico Doutor Augusto Albieri, considerado o personagem mais importante de sua carreira na televisão.
Em 2012, Juca ganhou destaque como o cruel vilão Santiago Moreira, na Avenida Brasil, novela de João Emanuel Carneiro. O personagem era o pai e mentor da vilã Carminha, interpretada pela atriz Adriana Esteves.
Leia também:
Arte de rua em Sampa; São Paulo tem street art



