PUBLICADO EM 23 de dez de 2020
COMPARTILHAR COM:

Instituto José Bonifácio anuncia agraciados do Prêmio José Bonifácio em 2020

O Prêmio é conferido pela instituição a pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado na defesa dos interesses nacionais, da democracia, do desenvolvimento social, da cultura, das artes e das ciências, valores e causas caros ao Instituto.

A homenagem é constituída de um busto do Patriarca da Independência, uma medalha e um diploma e eventualmente este ano, em razão da pandemia da Covid-19, será entregue em cerimônia a ser marcada futuramente em São Paulo.

Veja a lista dos premiados:

Personalidade nacional

Pelé – Edson Arantes do Nascimento, natural de Três Corações, Minas Gerais, é o Rei do futebol, o Atleta do Século e a maior personalidade brasileira do século XX. Pelé elevou com sua arte, talento e brasilidade o nome do Brasil em todos os rincões da Pátria e em todo o mundo.

Música

Martinho da Vila – cantor, compositor e escritor, nascido em Duas Barras, Rio de Janeiro, autor de vasta obra musical voltada para a exaltação da cultura e a preservação das tradições e da identidade nacional brasileira. Martinho da Vila é um compositor e cantor de grande popularidade e suas músicas são verdadeiros hinos da brasilidade.

Desenvolvimento

Josué Gomes da Silva – empresário do ramo têxtil, e dirigente de várias associações empresariais, é filho do ex-vice-presidente José Alencar. Josué tem se destacado como dirigente industrial interessado na agenda do desenvolvimento do Brasil.

Ciência e Tecnologia

Rogério Cézar de Cerqueira Leite – físico brasileiro formado em engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), pioneiro na inovação do ensino da física avançada no Brasil, fundador de instituições de ciência e pesquisa, destacadamente o Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais, entidade responsável pela gestão do Laboratório Nacional de Luz de Síncroton, considerado um dos mais completos do mundo. Rogério Cézar de Cerqueira Leite tem uma vida dedicada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Sindicalismo

João Carlos Gonçalves Juruna – nascido em São Vicente, São Paulo, é vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e secretário-geral da Força Sindical. Foi dirigente da Juventude Operária Católica (JOC) e exerce influência sobre a agenda nacional de defesa dos direitos dos trabalhadores e pela retomada do desenvolvimento do Brasil.

Agropecuária

Roberto Rodrigues – nascido em Cordeirópolis, São Paulo, é engenheiro agrônomo, produtor rural e foi ministro da Agricultura do Brasil (2003-2006). É doutor honoris causa pela Unesp, onde foi professor e coordenador do Centro de Agronegócio da FGV-EESP e embaixador da FAU para o cooperativismo. Roberto Rodrigues ocupou funções de direção no movimento cooperativista brasileiro e internacional.

Direito

Gilmar Mendes – nascido em Diamantino, Mato Grosso, ministro do Supremo Tribunal Federal, foi advogado geral da União e fundador do Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP). O ministro Gilmar Mendes tem se destacado no debate jurídico nacional na defesa das teses legalistas.

Defesa Nacional

General Eduardo Villas Bôas – nascido em Cruz Alta, Rio Grande do Sul, foi comandante militar da Amazônia e comandante do Exército Brasileiro. Em 2019, lançou o Instituto General Villas Bôas, voltado para promover o debate sobre um Projeto de Nação para o Brasil e a difusão de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência. O General Villas Bôas tem dedicado suas energias a defender o interesse nacional brasileiro.

Memória Nacional

Jorge Caldeira – nascido em São Paulo-SP, escritor, pesquisador e jornalista, fundador da Editora Mameluco, autor de uma vasta obra sobre a memória e a história do Brasil. Seu livro mais conhecido é Mauá: um empresário do Império, biografia de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. Jorge Caldeira promove o mais conhecido esforço de um brasileiro para reunir as obras completas do Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva.

Direitos Sociais

Azelene Inácio Kaigang – nascida na terra indígena Carreteiro, município de Água Santa, Rio Grande do Sul, socióloga, servidora de carreira da FUNAI, é uma das lideranças indígenas mais respeitadas do Brasil. Participou da reunião de negociação para a busca de consensos entre estados e povos indígenas na Organização dos Estados Americanos (OEA) e recebeu o Prêmio Nacional dos Direitos Humanos da presidência da República em 2006.

Municipalismo

Almira Ribas Garms – nascida em Assis, São Paulo, prefeita de Paraguaçu Paulista, São Paulo, cidade onde foi vereadora por quatro mandatos e presidiu a Câmara Municipal em duas gestões. Presidiu o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e foi Ouvidora da Secretaria Estadual de Assistência Social. Em sua trajetória política destacou-se como defensora dos municípios.

Cultura

Alessandra Ribeiro – nascida em Campinas, São Paulo, historiadora e urbanista pela PUC de Campinas, desenvolveu estudos voltados para a salvaguarda do patrimônio cultural e material e para a matriz africana. Alessandra Ribeiro se dedica a estudar e proteger a memória da influência da população de origem africana nas manifestações religiosas e na cultura do Brasil.

Literatura

Jorge Mautner – nascido no Rio de Janeiro-RJ, em 1941, logo após seus pais chegarem ao Brasil fugindo dos horrores do nazismo. Compositor, músico e escritor, Mautner é um dos intérpretes mais criativos da formação social brasileira, de sua miscigenação, sincretismo e originalidade.

Política

Perpétua Almeida – nascida em Porto Walter, Acre, deputada federal pelo PCdoB, presidiu a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e foi secretária de Produtos de Defesa (Seprod) do Ministério da Defesa. A deputada Perpétua Almeida tem se destacado no debate dos temas de Defesa Nacional.

Comunicação

Johnny Saad – nascido em São Paulo-SP, é presidente do Grupo Bandeirantes de Rádio e Televisão e fundador da Associação Brasileira de Radiodifusores. À frente do Grupo Bandeirantes, tem se preocupado com a agenda da retomada do crescimento e do desenvolvimento do Brasil.

Esporte

Formiga – nascida em Salvador, Bahia, Miraildes Maciel Mota é a jogadora de futebol brasileira que acumula recordes mundiais. Participou de sete copas do mundo, de seis Olimpíadas e vestiu 151 vezes a camisa da Seleção Brasileira e conquistou três vezes a Copa Libertadores da América de futebol feminino. Formiga é exemplo de persistência e dedicação na vida e no esporte.

Jornalismo

José Antônio Severo – nascido em Caçapava, Rio Grande do Sul, jornalista, escritor e roteirista, foi repórter das revistas Realidade e Veja, dos jornais O Estado de São Paulo e Gazeta Mercantil e editor dos principais telejornais da Rede Globo e da Rede Bandeirantes. Escreveu Cem anos de Guerra no Continente AmericanoOs Senhores da Guerra e uma biografia do General Osório, entre outras obras relacionadas com a história e a memória do Rio Grande e do Brasil.

Liderança Jovem

João Campos – nascido em Recife, Pernambuco, engenheiro civil, deputado federal pelo PSB, eleito prefeito de Recife, é filho do ex-governador de Pernambuco e ex-ministro Eduardo Campos e da economista Renata Campos, neto da ministra do TCU Ana Arraes e bisneto do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes. João Campos foi chefe de gabinete do governador de Pernambuco Paulo Câmara e é um dos jovens talentos da política nacional.

Educação

Marcelo Knobel – reitor da Unicamp (2017-2021), físico brasileiro nascido na Argentina, de onde seus pais fugiram da perseguição da ditadura militar. Educador premiado e respeitado no Brasil e no mundo, editou a revista Ciência & Cultura da SBPC e recebeu em 2010 a insígnia de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Saúde

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – instituição federal de pesquisa e desenvolvimento em saúde pública considerada uma das mais importantes do mundo. Foi criada em 1900 pelo renomado pesquisador e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, especializando-se em doenças tropicais. A Fiocruz tem prestado relevantes serviços à ciência e à saúde pública e sua sede fica no Palácio de Manguinhos, no Rio de Janeiro.

In memoriam

Anísio Teixeira (1900-1971) – educador, jurista e escritor, nascido em Caitité, Bahia, foi personagem central no movimento Escola Nova que na década de 1920 defendeu no Brasil o ensino público, gratuito, laico e obrigatório. É de Anísio Teixeira a ideia da educação integral, considerada atual até os dias de hoje. Suas ações pioneiras revolucionaram o conceito de educação e o ensino superior no Brasil.

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS