A classe operária tem muito a comemorar na próxima segunda-feira(1ª), Dia Internacional do Trabalho. Após seis anos de opressão, retirada de direitos e retrocessos, os trabalhadores que resistiram e lutaram em defesa da democracia do país poderão festejar a liberdade. Para celebrar a data, as Centrais Sindicais vão realizar uma grande festa no Parque Madureira, na Zona Norte do Rio. A diretoria do SINPOSPETRO-RJ estará presente no evento e convida os frentistas e suas famílias para participarem deste momento histórico do país.
Os diretores estarão no stand da Força Sindical, entidade à qual o SINPOSPETRO-RJ é filiado. A data é de conscientização, por isso, os frentistas poderão conversar com os seus representantes de classe e tirar dúvidas sobre a negociação salarial do Município do Rio de Janeiro.
O tema “Emprego, Renda, Direitos e Democracia” foi escolhido pelas Centrais Sindicais para marcar o novo tempo de esperança e perspectivas. As entidades de classe reivindicam mais empregos e renda; valorização do salário mínimo; reajuste do piso regional do Rio; fortalecimento das negociações coletivas; aposentadoria digna, igualdade para homens e mulheres e o fim dos juros abusivos.
CELEBRAÇÃO
O Dia Internacional do Trabalhador será comemorado com oportunidades de emprego, conscientização e muito música no Parque Madureira. Os portões serão abertos ao público às 9h. A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda da Prefeitura do Rio de Janeiro cadastrará trabalhadores em seu banco de emprego. A pasta abrirá inscrições para cursos de qualificação. Além disso, a prefeitura instalou um posto de vacinação no Parque Madureira. O INSS também estará presente no evento para fornecer orientações sobre direitos previdenciários. Os trabalhadores poderão se inscrever em programas sociais no local.
Diversos eventos ocorrerão durante o dia. Uma missa ecumênica será celebrada às 11h, e, às 11h30, haverá a apresentação da banda da APAE. Dirigentes sindicais falarão aos trabalhadores às 15h. A festa será encerrada com um grande show às 17h. No palco se apresentarão Diogo Nogueira, Arlindinho Cruz, Pretinho da Serrinha e o grupo de samba feminino Moça Prosa.
O primeiro de maio unificado é organizado pelas centrais sindicais (CTB, CUT, Força Sindical, NCST, UGT e CSB) em parceria com a Prefeitura do Rio.
O Parque Madureira fica na Rua Soares Caldeira, 142, logo atrás do shopping. A entrada é gratuita.
A festa é para você, trabalhador! Não deixe de levar a sua família!
Viva à Democracia! Viva o trabalhador brasileiro!