PUBLICADO EM 16 de jan de 2025

Fórum Social Mundial debaterá situação das pessoas idosas

Fórum Social Mundial discutirá situação das pessoas idosas

Fórum Social Mundial discutirá situação das pessoas idosas

Porto Alegre (RS) realiza a décima edição do Fórum Social Mundial (FSM) Temático da População Idosa entre os dias 20 e 24. O evento, que ocorre anualmente em janeiro na capital gaúcha, reúne movimentos sociais, estudiosos, cientistas e instituições sociais que debatem a situação da população com mais de 60 e apresentam propostas de políticas públicas para atender esse segmento que vem crescendo em todo o mundo. Este ano o tema do FSM é “Outro Mundo é Possível Grisalhos”.

A realização do evento é do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos- Sindnapi, do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial Porto Alegre – IAFSMPOA e do Pró Diversitas, e conta com o apoio doFórum de Desenvolvimento Democrático Regional da Assembleia Legislativa – FDDR, daTVE e da FM Cultura.

Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil

A abertura do X Fórum Social Mundial da População Idosa será realizada no dia 20 de janeiro, às 14h com mostra de livros. Às 15 acontece um evento inter-religioso e a partir das 16h, ser[a realizada a solenidade oficial de abertura com a presença de representantes de instituições e movimentos sociais e autoridades, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Em seguida o chileno Lúcio Diaz, da Coordenação de Organizações Regionais da Sociedade Civil da América Latina e do Caribe (CORV) falará sobre “Personas Mayores com Derechos e Dignidad” (Idosos com direitos e dignidade).

Já a abertura cultural acontecerá às 18h na Concha Acústica do Teatro S Pedro. “Vamos ter as Divas da Alegria e a apresentação da Dupla Lua Mágica, Duo Accordi (BSB), entre outras atrações”, afirma Eunice Luz, diretora de Anistia do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, uma das organizadoras do evento. “Depois acontecerá uma cerimônia inter-religiosa e atividades ecumênicas.”

Estarão em debate durante o Forum temas como a “Década do Envelhecimento Ativo e Saudável”; “Clima, Meio Ambiente e o Envelhecimento”; “Cidade Amiga do Idoso”; “Rede Nacional de Proteção e Violência contra a Pessoa Idosa – RENADI”; “Economia Prateada”; “Esportes na Terceira Idade”, “Saúde”, “Habitação”, entre outros.

O Forum tem o apoio das Secretarias Estaduais de Cultura, de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e de Turismo, além do Conselho Estadual do Idoso, e ainda, com o apoio da TVE e da Rádio FM Cultura, além da Assembleia Legislativa, sede principal do evento, que fará a transmissão ao vivo pela TV Alrgs e Youtube.

O FSM também tem apoio da Secretaria Municipal de Governança, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Ainda são parceiros a OAB-RS, ANG, UERGS, Sebrae-RS, Ciclos 50+, Rede de Saúde da Divina Providência e, Fundação São João e Defensoria Pública do RS.

A transmissão de todas as atividades acontecerá por meio do Canal do Youtube da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (https://youtube.com/c/tvalrs), pelo Facebook (https://www.facebook.com/assembleiars/), pela TVAL e pela Rádio AL.

Para se inscrever no evento, basta acessar o link da Bio do Instagram: @fsm.pi

Email do FSMPI: fsmpinovo@gmail.com

Site do Forum Social Mundial

Contato:Izabel L’Aryan – (51) 98060-5133 ou Lelio Falcão – (51) 99124-4581

Serviço:

X Fórum Social Mundial da População Idosa (FSMPI)

Data – de 20 a 24 de janeiro de 2025

Forma – Híbrida (presencial e online)

Abertura – Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Horário – A partir das 16h do dia 20/01/25

Endereço – Praça Mal. Deodoro, 101 – Centro Histórico, Porto Alegre

Leia também:

Sisu 2025: Inscrições começam nesta sexta-feira, 17/01

CNPS eleva o teto de juros do consignado para aposentados

 

COLUNISTAS

QUENTINHAS