
Fequimfar no 3º Congresso Nacional da Confederação dos Trabalhadores de Segurança Privada
Nos dias 18 e 19 de setembro, o presidente da FEQUIMFAR e vice-presidente da Força Sindical, Sergio Luiz Leite, o Serginho, teve uma agenda intensa de debates e encontros que reforçaram a importância da representação sindical e da unidade da categoria.
Conselho Político Consultivo da FEQUIMFAR
Na quinta-feira (18), a sede da FEQUIMFAR, em São Paulo, recebeu a reunião do Conselho Político Consultivo, formado por representantes dos 31 sindicatos filiados à federação. O espaço tem como objetivo fortalecer a atuação sindical por meio da troca de experiências e do debate sobre temas estratégicos.
Entre os assuntos discutidos estiveram acordos coletivos envolvendo turnos, escalas e jornadas de trabalho, além do trabalho de mulheres aos domingos. Outro ponto de destaque foi a situação dos movimentadores de mercadorias, com análise da legislação vigente e do projeto de lei que tramita no Congresso Nacional. O texto, apoiado pelos Químicos da Força, é considerado essencial para assegurar direitos e garantir uma representação sindical clara para a categoria.
Além de Serginho, a mesa de abertura contou com a presença:
- Jurandir Pedro de Souza, diretor financeiro da FEQUIMFAR e presidente do Sindicato dos Químicos de Itapetininga;
- Maria Auxiliador dos Santos, secretária nacional de políticas para mulheres e gênero da Força Sindical e presidente do STTI Instrumentos Musicais e Brinquedos e;
- Herbert Passos Filho, coordenador da SNQ e presidente do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista.
A condução do evento esteve a cargo de Edson Dias Bicalho, secretário-geral da FEQUIMFAR e presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru e Região. O encontro contou ainda com palestras do consultor jurídico sindical César Augusto de Mello e do economista do DIEESE Daniel Ferrer.
Para Serginho, a reunião reforçou a força da categoria:
“É por meio desse espaço coletivo de diálogo que conseguimos construir propostas e fortalecer a unidade da categoria”, afirmou.
Congresso Nacional da CONTRASP
Já na sexta-feira (19), Serginho participou do 3º Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Segurança Privada (CONTRASP), que teve como lema “O Presente e o Futuro da Segurança Privada: Conquistas e Desafios”.
Ele foi um dos palestrantes do painel sobre “Sustentação Financeira das Entidades Sindicais”, ao lado de Geraldino dos Santos Silva, secretário de Relações Sindicais da Força Sindical. Durante sua explanação, respondeu a questionamentos sobre o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e as formas de utilização do benefício em apoio às entidades e aos trabalhadores.
Serginho também levou a saudação da direção nacional da Força Sindical:
“Trazemos uma saudação do presidente da Força Sindical, Miguel Torres, a todos os presentes, e em nome do presidente da CONTRASP, Edilson Silva, parabenizamos toda a diretoria pela realização do Congresso e pela condução dos trabalhos em defesa dos trabalhadores da segurança privada”, destacou.
O congresso reuniu lideranças sindicais de diversas regiões do país e discutiu os desafios da categoria de segurança privada, além de estratégias para fortalecer a representação sindical diante do atual cenário político e econômico.
Leia também:
Fequimfar reforça lutas da categoria com reuniões, assembleias e defesa da democracia



