PUBLICADO EM 09 de fev de 2026

Fecomerciários reforça sindicalização: fortalecer categoria e sindicatos

Saiba como os 72 sindicatos filiadas à Fecomerciários promovem a sindicalização como ferramenta essencial para os trabalhadores brasileiros.

A sindicalização é uma ferramenta essencial. Veja como os sindicatos têm atuado para proteger e fortalecer seus associados.

A sindicalização é uma ferramenta essencial. Veja como os sindicatos têm atuado para proteger e fortalecer seus associados.

Os 72 Sindicatos Filiados à Fecomerciários desenvolvem campanhas de sindicalização reconhecendo na mesma uma “ferramenta” para fortalecer a categoria e também as entidades.

A conduta vem sendo reforçada desde 2017, ano da Reforma Trabalhista, que com suas maldades, fez com que o trabalhador precisasse muito mais da proteção sindical.

Na mesma proporção, o Sindicato precisa do trabalhador participando, como sócio, das suas atividades. Daí, o fortalecimento de ambos, que vem sendo constatado na base sindical comerciária paulista. Equipes previamente preparadas vão aos locais de trabalhos ou recebem a categoria nas sedes e subsedes quando, por meio de uma conversa qualificada, mostram ao comerciário ou ao prático de farmácia que ele é “uma extensão do Sindicato”.

Nesta hora, também são respeitados “o modelo de mundo” desses trabalhadores, valorizando individualidades e despertando em cada um deles a noção de “pertencimento”.

Motta

O presidente da Federação, Luiz Carlos Motta, diz:

“No ato da sindicalização é reforçado ao trabalhador que ele compõe uma categoria e qual é a importância disso. Destaca-se também a consciência de que ser sócio é estar no lugar certo para dar forças para essa categoria e à sua entidade”.

Leia também:

Individualidades e pertencimento são valorizados na hora da sindicalização

COLUNISTAS

QUENTINHAS