
Fecomerciários, 86 anos
A Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, Fecomerciários, comemora os seus 86 anos de fundação nesta quarta-feira, 9, consolidando a prática do chamado Sindicalismo-Cidadão junto aos seus 72 Sindicatos Filiados, representantes de 2,5 milhões de trabalhadores, entre comerciários e práticos de farmácia.
Com mais de oito décadas em defesa dos interesses da categoria, a Federação é reconhecida no sindicalismo brasileiro como referência de ação sindical e, igualmente, em termos de conquistas patrimoniais.
A saber:
- Sede central na Capital Paulista.
- Centro de Estudos Jurídicos em Campinas.
- Centro de Lazer em Praia Grande.
- Complexo Eco, composto pelo EcoBlue Acqua Park, EcoBlue Hotel, Novo EcoBule Hotel e o Espaço Eco (Centro de Convenções).
Por meio das suas nove regionais instaladas no Estado, que atuam em plena sintonia com a Diretoria e com os eixos específicos integrantes do Projeto Fênix (lançado em 2023), a Federação promove medidas que transpõe as atividades sindicais; tornam-se, portanto, ações sociais, que constituem o sindicalismo-cidadão. Este é composto por:
- Cooperativa Habitacional dos Comerciários do Estado de São Paulo.
- Instalação de creches.
- Capacitação profissional por meio de cursos grátis.
- Adoção do Trabalho Decente.
- Combate aos trabalhos escravo, infantil e à informalidade.
- Redução da jornada semanal de trabalho, sem redução salarial.
- Inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs) no mercado de trabalho e na sociedade.
- Defesa dos interesses da mulher, do idoso, do jovem e da criança.
- Promoção da conscientização política por meio do movimento Corrente Democrática.
- Incentivo à cultura e ao esporte, como o Centro de Treinamento da Fecomerciários, com foco no Karatê, instalado no Centro de Lazer da Federação em Praia Grande.
- Realização dos seguintes eventos anuais: Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida, 1º de Maio, Congresso de Advogados, Congresso Sindical Comerciário, Copa Estadual de Futsal e Dia do Comerciário.
Motta
O presidente da Federação, Luiz Carlos Motta, comemora:
“Hoje fazemos parte de uma trajetória que foi forjada em lutas e vitórias históricas para a categoria, como a regulamentação da profissão de comerciário. É motivo de muito orgulho para o nosso elenco federativo fazer parte desta história, que é exemplar!”.
Leia também: