PUBLICADO EM 24 de out de 2021
COMPARTILHAR COM:

Em Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge o mundo é uma combinação de modernidade e medievalismo

Sob o forte impacto da crise da bolsa de 2008, os medos do império americano são retratados em grande estilo.

Por Carolina Maria Ruy

Oito anos depois dos acontecimentos de The Dark Knight o crime se reorganiza a partir dos subterrâneos.

Após investir em um projeto de energia por fusão, o império empresarial Wayne abre falência. Pobre e fragilizado, Bruce Wayne passa por um processo de amadurecimento. Diferente do filme anterior, em que Heath Ledger, na pele de Coringa, rouba a cena com sua teatralidade, neste a interpretação de Christian Bale se sobressai. O ator também amadurece, vivenciando um herói dramático, reflexivo, que sente o pesar das dores da humanidade.

Seu oponente, Bane, é um terrorista articulado com o poder financeiro. Não por acaso, tratando-se de Estados Unidos da América. Os medos do império americano são retratados em grande estilo. O medo de uma revolução popular, medo de que o mal que seu exército dissemina pelo mundo se volte contra eles e, sobretudo, medo da decadência financeira sob o forte impacto da crise da bolsa de 2008.

A Bolsa de Valores aparece no filme como um dos principais alvos dos bandidos. O crime é manipular os dados, extraviar os ativos, tomar o poder e criar um tribunal que eles chamam de “popular”. É uma forma de anarquismo, o outro lado da moeda do liberalismo. Um anarquismo destrutivo, que não propõe saídas, que não propõe uma evolução social.

Em Batman o mundo é representado por uma combinação de sofisticada modernidade e obscuro medievalismo. É representado pela oposição entre anarquismo e liberalismo, onde o individualismo e a solidão das cidades pesam sobre os homens.

Gotham City é metáfora de metrópoles caóticas e contraditórias. Ao sair do cinema tem-se a ilusão de que aquilo não passa de fantasia. Mas olhando bem as cores e os sons da cidade, as crianças e os moradores de rua, vivendo em um estado medieval em plena era tecnológica, entende-se que os símbolos estão todos aí.

O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises)

EUA, 2012

Direção: Christopher Nolan

Elenco: Com Christian Bale, Michael Caine, Gary Oldman, Morgan Freeman, Anne Hathaway, Joseph Gordon-Levitt e Tom Hardy

 

 

 

 

 

Carolina Maria Ruy é jornalista e coordenadora do Centro de Memória Sindical. Do livro “O mundo do Trabalho no cinema”, publicado por Centro de Memória Sindical

Confira trailer:

Leia também:

“Batman O Cavaleiro das Trevas” chega aos 10 anos como um filme sério e profundo

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS