Em cerimônia realizada, na manhã desta terça-feira (11/07), na sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP), em São Paulo, Ricardo Patah tomou posse na presidência da entidade para o mandato 2023/2027.
A posse da nova diretoria contou com a presença de Luiz Carlos Motta, deputado federal e presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários).
Perdas com a reforma trabalhista
Em seu discurso de posse, Patah enfatizou os impactos negativos que as alterações na legislação trabalhista, ocorrido em 2017, trouxeram para os (as) trabalhadores (as) do comércio. “Tivemos perdas consideráveis principalmente no que se refere aos 13 feriados que tínhamos com remuneração em dobro, mais uma folga, agora passou para três”.
O sindicalista ressaltou ainda a questão das homologações, que não são feitas mais nos sindicatos. “Uma perda terrível para os trabalhadores e para as entidades sindicais”, disse.
Ricardo não poupou palavras para elogiar a diretoria do Sindicato que, nos momentos financeiros mais difíceis puxou a responsabilidade e, por meio de uma administração séria e responsável, conseguiu reverter situações adversas e vencer desafios, que foram importantes para manter o SECSP em condições de atender a categoria comerciária.
Volta por cima
“Passamos por momentos em que chegávamos no fim do mês e o Sindicato não tinha dinheiro para pagar salários, mas graças ao empenho e a dedicação de todos os diretores, hoje demos a volta por cima”, explicou Patah.
O presidente empossado pontuou como um dos desafios da nova gestão a necessidade de aumentar o número de jovens, para participarem e atuarem no Sindicato. “Hoje a gente inicia uma nova jornada, com seus critérios, seus projetos e novas modalidades de ações que devemos desenvolver”.
Ele salientou que é preciso adequação ao mundo da tecnologia, por meio do aplicativo do Sindicato. “Devemos buscar trazer os jovens, pois estão distantes da entidade apesar da nossa representação ser de jovens. Basta olhar quem trabalha nos shoppings”.
“Quero desejar a todos que tenhamos quatro anos de trabalho, de solidariedade e companheirismo para que possamos construir, por meio de uma boa gestão. Sucesso a todos e viva os Comerciários!”, concluiu Patah.
Leia também:
Sincomerciários de Itapetininga inaugura sala de massoterapia