Trem que descarrilou fez curva a 130km/h com limite de 48km/h; ao menos três morreram e mais de 100 foram levados a hospitais; pelo menos dois vagões caíram sobre a estrada, junto com eixos e rodas do trem, além de outros escombros da destruição; trem também atingiu cinco carros que passavam pela rodovia; nenhum motorista está entre os mortos; engenheiro e a tripulação da companhia Amtrak seriam interrogados, segundo Bella Dinh-Zarr, Membro do Conselho de Segurança de Transporte Nacional
SEATTLE — O trem que descarrilou no estado de Washington e deixou ao menos três mortos viajava a 130 km/h em uma curva com limite de velocidade de 48 km/h, de acordo com os dados de monitoramento da composição. Membro do Conselho de Segurança de Transporte Nacional, Bella Dinh-Zarr relatou à rede “ABC News” que o engenheiro e a tripulação da companhia Amtrak seriam interrogados. Não está claro se os condutores tinham ciência da limitação.
Nesta segunda-feira, mais de 100 pessoas ficaram feridas — pelo menos dez em estado grave — e três tiveram a morte confirmada depois que o trem saiu dos trilhos na inauguração de sua rota mais rápida, de Seattle a Portland. Pelo menos dois vagões caíram sobre a estrada, junto com eixos e rodas do trem, além de outros escombros da destruição. O trem também atingiu cinco carros que passavam pela rodovia. Nenhum motorista está entre os mortos.
A movimentada autoestrada Interestadual 5 (I-5), que liga os Estados Unidos de norte a sul pela costa oeste, ficou fechada pelo resto do dia. Equipes de resgate removeram passageiros do trem já descarrilado e montaram tendas de atendimento para organizar o socorro. A causa do acidente está sob investigação e, segundo a mídia americana, as autoridades focam na alta velocidade como ponto-chave da apuração.
A porta-voz do transporte público estadual Barbara LaBoe destacou ao “Seattle Times” que a maior parte do trajeto tem limite de velocidade de 128 km/h. Ainda assim, os motoristas precisam reduzir drasticamente, segundo ela, na curva em que o trem descarrilou. Ela ressaltou que havia placas de alerta cerca de três quilômetros antes do local do acidente. Tratava-se da viagem inaugural de passageiros por uma rota que tradicionalmente servia ao transporte de carga.
O trem, que levava 78 passageiros e cinco tripulantes, fazia o trajeto Seattle-Portland com novas locomotivas, mais rápidas, após a modernização da via férrea e dos sistemas de sinalização para permitir velocidades mais altas. A Amtrak, rede estatal interurbana de trens de passageiros, informou em sua página na Internet que os novos trens, denominados Cascades, foram projetados para um serviço de “alta velocidade”. As novas locomotivas, da fabricante alemã Siemens, incluem um sistema de controle que para o trem em situações de perigo, mas neste caso seria usado somente no ano que vem, quando a tecnologia for ativada em toda a via, segundo o Departamento de Transportes do estado de Washington (WSDOT).
Em maio de 2015, oito pessoas morreram quando um trem descarrilou na Filadélfia. Estava muito acima da velocidade no momento da curva. Na época, analistas disseram que um sistema de controle teria evitado o acidente.
Fonte: O Globo