PUBLICADO EM 11 de jul de 2023
COMPARTILHAR COM:

Custo de vida: cai o preço dos alimentos e do transporte

A queda no preço dos alimentos e do transporte explicam a queda da inflação.

A inflação para o mês de junho caiu de 0,08%, ficando 0,31 ponto percentual abaixo da taxa de 0,23% registrada em maio. É a menor variação já registrada para o mês de junho desde 2017, quando o índice foi de -0,23%, segundo informações divulgadas hoje (11) pelo IBGE.

Alimentação e bebidas e Transportes foram os grupos que mais contribuíram para o resultado do mês. E são os que mais pesam no bolso dos mais pobres. Também registraram quedas os Artigos de residência e Comunicação.

Habitação, educação e despesas pessoas tiveram alta.

“Nos últimos meses, os preços dos grãos, como a soja, caíram. Isso impactou diretamente o preço do óleo de soja e indiretamente os preços das carnes e do leite, por exemplo. Essas commodities são insumos para a ração animal, e um preço mais baixo contribui para reduzir os custos de produção. No caso do leite, há também uma maior oferta no mercado”,  explica André Almeida, analista da pesquisa.

INPC tem queda de 0,10% em junho

Também hoje foi divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que teve queda de 0,10% em junho. Em maio, o índice havia registrado aumento de 0,36%. No ano, o INPC acumula alta de 2,69% e, nos últimos 12 meses, de 3,00%, abaixo dos 3,74% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em junho de 2022, a taxa foi de 0,62%.

Os produtos alimentícios caíram 0,66% em junho e os não alimentícios subiram 0,08%, desacelerando em relação ao resultado de 0,43% observado em maio. Regionalmente, doze áreas registraram queda em junho, com o menor resultado em Goiânia (-0,86%), e o maior, em Recife (0,38%)

Leia também:

Pesquisa: 78,5% das famílias brasileiras estão endividadas

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS