PUBLICADO EM 05 de set de 2023
COMPARTILHAR COM:

Conversa: cinema com Ailton Fernandes e Rodrigo Archangelo

Para lembrar os 125 anos do cinema brasileiro e celebrar a retomada das atividades da Cinemateca Brasileira, o professor Ailton Fernandes, diretor do SinproSP, conversou com o pesquisador Rodrigo Archangelo.Airton e Rodrigo na Cinemateca

No dia 19 de junho, o cinema brasileiro completou 125 anos. A gravação da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a bordo de um navio, pelo italiano Afonso Segreto, em 19 de junho de 1898, é considerada um marco inicial desta história.

O jornalista Lucas Salgado escreveu para O Globo que “O jornal Gazeta de Notícias do dia 20 de junho de 1898 publicou aquela que é considerada a “certidão de nascimento” do cinema nacional, uma nota simples em que mencionava a filmagem, único relato oficial do ocorrido.

“O sr. Afonso Segreto há sete meses que fora buscar o aparelho fotográfico para preparo de vistas destinadas ao cinematógrafo e agora volta habilitado a montar aqui uma verdadeira novidade, que é a exibição de vistas movimentadas do Brasil. Já ao entrar à barra, fotografou ele as fortalezas e navios de guerra. Teremos para dentro em pouco verdadeiras surpresas”, destacou a publicação em trecho citado no livro “A bela época do cinema brasileiro”, importante registro histórico de Vicente de Paula Araújo”.

Na conversa, que está no YouTube do Sinpro, Rodrigo também falou sobre a história da Cinemateca e sobre a falta de investimento do poder público no local, que proporcionou a ocorrência de um incêndio em 2021. Foi o quinto incêndio sofrido nos 76 anos de vida da instituição.

O encontro aconteceu na Cinemateca. Confira no vídeo:

Leia também:

Cinemateca Brasileira reabre ao público na próxima sexta-feira

 

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS