Nos dias 19 e 20 de outubro, a categoria vidreira no Estado de São Paulo realiza o seu 11º Congresso, espaço que irá atualizar o estatuto social do Sindicato e definir o plano de lutas e mobilizações para os próximos anos.
O Congresso dos Vidreiros será na Colônia de Férias, na Praia Grande (SP), e terá 130 participantes, entre delegados eleitos, diretoria e convidados.
Para ser delegado ou delegada, o trabalhador deverá fazer uma inscrição prévia no Sindicato, atentando-se ao limite de vagas por fábrica – que varia de acordo com o número de sócios do local.
Durante os dois dias de evento, os participantes irão discutir e aprovar mudanças no estatuto do Sindicato, que é o documento onde constam as regras e orientações para o funcionamento da entidade.
As alterações no estatuto, que é registrado em cartório, são importantes para garantir a inclusão de questões e temas atuais, de forma que o Sindicato fique em sintonia com as constantes mudanças da sociedade e, sobretudo, nas novas formas de trabalho envolvendo os vidreiros e as vidreiras.
Outro momento durante o evento será a mesa de debate com análise da conjuntura política e econômica, no Brasil e no mundo, que pode impactar na vida dos trabalhadores e das trabalhadoras.
Esse momento será conduzido por lideranças políticas, do movimento sindical e social convidadas pelo Sindicato dos Vidreiros no Estado de São Paulo.
Campanha Salarial
Ao fim do 11º Congresso, no dia 20, será realizada assembleia geral da categoria para discussão e aprovação da pauta de lutas da Campanha Salarial 2024-2025.
Após aprovação da pauta, ela será encaminhada para a mesa de negociação entre o Sindicato e a representação patronal, que ocorre na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Leia também: Dia das Crianças: reafirmação do combate ao trabalho infantil