Presidente da Fecomerciários e da CNTC, o Deputado Federal Luiz Carlos Motta reafirmou a sua defesa à categoria em reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), na terça-feira, 13, em Brasília.
Primeiro comerciário a ser eleito Deputado Federal por São Paulo, Motta expôs o seu posicionamento em relação ao trabalho dos comerciários aos feriados, pauta da reunião.
O PDL 405/23, de autoria do Deputado Luiz Gastão (presente ao encontro), está em discussão na Casa e autoriza a abertura permanente do comércio aos feriados.
Portanto, descartaria as autorizações prévias com os Sindicatos e, desse modo, sustaria os efeitos da Portaria 3.665/23, do Ministério do Trabalho, prevista para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2025.
O parlamentar expôs à mesa que os feriados não podem ser transformados em dias normais de trabalho e que considera imprescindível a participação prévia dos Sindicatos para autorizar ou não a abertura do comércio nesses dias a fim de garantir direitos.
Motta
“O trabalho nos feriados deve ter tratamento especial e ser antecedido por minucioso debate. Ele impõe desafios extras à categoria, que merece compensação justa!”.
Leia também:
Trabalho no feriado: sindicalistas, empresários e governo debatem