
Música contra a guerra. Imagem criada por IA
Desde o início do século XX, conflitos sangrentos passaram a fazer parte da paisagem global, ocorrendo em escala industrial, com armas cada vez mais sofisticadas e, muitas vezes, submetendo povos inteiros de forma injusta.
No dia 19 de agosto deste ano (2025), uma reportagem da Folha de S.Paulo destacou um dado alarmante: o mundo vive hoje o maior número de conflitos desde a Segunda Guerra Mundial.
Para refletir sobre essa realidade brutal — e para que não nos acostumemos a ela —, ao longo dos próximos três meses o Centro de Memória Sindical e o Rádio Peão Brasil apresentarão uma seleção de músicas que abordam a temática da guerra.
Ao mesmo tempo belas e críticas, essas canções despertaram (e ainda despertam) compaixão e consciência sobre o sofrimento imposto pelos conflitos, tanto aos civis quanto aos soldados enviados pelos seus governos para lutar.
Serão doze músicas que atravessam diferentes períodos históricos: da Primeira Guerra (1914–1918), passando pela Guerra Fria e pelos conflitos no Oriente Médio, até expressões contemporâneas de repúdio à violência e ao militarismo.
Para além das canções explicitamente políticas, a seleção incluirá faixas que, à primeira vista, não parecem falar de guerra, mas que carregam conexões profundas com histórias pessoais de músicos ou com contextos históricos específicos.
Nosso objetivo é provocar reflexões por meio da arte, dos símbolos e das memórias, reafirmando a urgência da paz em um mundo marcado por desigualdades, interesses econômicos e disputas de poder.



















