Desde a sua fundação, em 08 de dezembro de 1957, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul jamais deixou de lado os objetivos que nortearam a sua criação. Ao longo desse tempo foi sempre protagonista do desenvolvimento econômico e social da região do ABC Paulista e do país, sem esquecer da sua função como representante ativo de uma categoria aguerrida e combativa.
Pela sua atuação firme e coerente sofreu diversas intervenções durante os governos militares (1964-1985), nem por isso a luta foi interrompida. Ao contrário, nessas ocasiões os trabalhadores resistiram bravamente dizendo NÃO aos interventores indicados pelo então Ministério do Trabalho e lutaram para garantir direitos e conquistas resultantes da ação sindical.
A experiência acumulada é hoje de grande importância para a continuidade do trabalho sindical e, nossa categoria metalúrgica, uma referência para outras na região do ABC e pelo país afora.
As conquistas obtidas por meio de negociações e também de grandes lutas, como as greves de 1995, 1997, 1999, 2000 e outubro de 2021, na General Motors (GM), possibilitaram aumento salarial e redução da jornada de trabalho, entre outras, servindo como marco na história do movimento sindical brasileiro em sua luta por direitos.
A destacada atuação do sindicato em negociar com vistas a atrair investimentos para a planta da GM São Caetano do Sul, considerando a importância de gerar novos empregos e manter a unidade fabril na região, bem como realizar acordos sobre Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) sempre acima da média nacional, é outro bom exemplo que nos coloca na posição de vanguarda.
Em razão disso, o Sindicato busca aprimorar-se cada vez mais para melhor servir a categoria que representa, sem esquecer que desse modo está contribuindo para melhoria das condições de vida dos trabalhadores, na defesa dos direitos da cidadania, para desenvolvimento econômico da região e o fortalecimento da democracia em nosso país.
Aparecido Inácio da Silva (Cidão) é Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul
Alexandre da Silva Oliveira
Tmj nessa luta Cidao e sindicato sempre juntos vamos sempre vencer