PUBLICADO EM 14 de dez de 2025

Cofen inaugura espaço e celebra avanço pela unificação da Enfermagem

Celebrando o avanço pela unificação da Enfermagem, conheça o novo espaço da CONATENF e a participação dos profissionais na Cofen.

Celebrando a unificação da Enfermagem, conheça o novo espaço da CONATENF e a participação dos profissionais na Cofen.

Celebrando a unificação da Enfermagem, conheça o novo espaço da CONATENF e a participação dos profissionais na Cofen.

Ao lado do presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, o presidente do SinSaúdeSP e coordenador da CONATENF, Jefferson Caproni, participou da inauguração do novo espaço dedicado à CONATENF, criado para acolher, fortalecer e ampliar a atuação dos auxiliares e técnicos de enfermagem de todo o Brasil.

O evento foi realizado na última quinta-feira, 10 de dezembro, em Brasília, e reuniu representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem (Corens) de todo o país. A abertura oficial das novas instalações ocorreu em um clima de entusiasmo e expectativa, impulsionado pela tramitação, no Senado Federal, do projeto de lei que garantirá a participação efetiva — com direito a voz e voto — de auxiliares e técnicos de enfermagem no Plenário do Cofen.

Visivelmente emocionado, Caproni relembrou a longa e intensa trajetória de luta pela unificação da enfermagem e destacou que os avanços conquistados só foram possíveis graças ao apoio firme e decisivo de Manoel Neri no processo de redemocratização do Conselho Federal de Enfermagem.

Também prestigiaram o evento o presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto; a deputada federal e presidente do Coren-RJ, Lilian Behring; a vice-presidente do Coren-MG, Maria do Socorro Pacheco Pena; o presidente da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN), Tonny Costa; além de diversos representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem de todo o país.

Diálogo no Senado para fortalecer participação da Enfermagem

Na mesma semana a Comissão CONATENF esteve no Senado Federal para uma série de diálogos com parlamentares sobre a importância da aprovação do projeto de lei que assegura a inclusão de auxiliares e técnicos de enfermagem no plenário do Conselho.

A iniciativa representa um passo fundamental para ampliar a representatividade dentro do sistema Cofen/Conselhos Regionais, garantindo equidade e fortalecendo a voz de todos os profissionais da Enfermagem nos espaços de decisão da categoria.

Expectativa que seja aprovada no próximo ano

A inclusão dos auxiliares e técnicos de enfermagem na Plenária do Conselho Federal de Enfermagem, com direito a voto, é uma das principais bandeiras defendidas por Caproni. Essa reivindicação avançou significativamente no último dia 24 de novembro, quando o Cofen aprovou a proposta. Agora, resta a apreciação do Senado e, na sequência, a sanção do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A expectativa é que a nova lei — que representa um marco de justiça e reconhecimento para técnicos e auxiliares de enfermagem — seja aprovada já no início do próximo ano.

Leia também:

Ministério da Saúde e Cofen: fortalecer a enfermagem no Brasil

Banner


COLUNISTAS

QUENTINHAS