
Foto Dênio Simões. Agência Brasília
Diante da crise economia, social e sanitária que assola o país, castigando especialmente os mais pobres, as centrais sindicais foram atrás de soluções, conversaram com especialistas e elaboraram um documento com sugestões para os candidatos ao executivo e legislativo municipal nas eleições de 2020. As sugestões também serviram de guia para as ações sindicais.
O documento aponta que a crise sanitária gerada pela pandemia da covid-19 agravou ainda mais um cenário que já apresentava problemas crônicos de difícil resolução, tanto em relação à produção, quanto ao emprego. E que o Brasil tem condições para enfrentar e reverter essa situação através da atuação do Estado nas esferas Federal, Estadual e Municipal e da recuperação da indústria de transformação, “que preserva características importantes para o desenvolvimento econômico e social do país”.
Entre as propostas apresentadas estão:
Implantação de um plano de retomada da economia e do emprego formal.
Retomada da indústria.
Ações que promovam política de reconversão industrial em bases ambientalmente sustentáveis, envolvendo empresas nacionais, universidades e entidades sindicais.
Ampliação de investimentos em infraestrutura.
Fortalecimento da implantação e atuação dos Centros Públicos de Trabalho, Emprego e Renda nos municípios.
Criação de um Plano Regional de Qualificação Profissional integrado às políticas públicas de emprego, educação, assistência social, desenvolvimento e saúde, entre outras.
Desenvolvimento de ações voltadas ao microcrédito orientado e ao cooperativismo;
Apoio à proposta de tributação dos super-ricos e de reforma tributária solidária que restabeleça as bases de um equilíbrio federativo, que estimule o investimento produtivo, o consumo e a produção, e que avance na promoção da progressividade e da redução da tributação indireta.
Leia aqui o documento:
Propostas dos Trabalhadores para a retomada da Economia e da Indústria brasileira