PUBLICADO EM 14 de ago de 2023
COMPARTILHAR COM:

Campanha salarial: Químicos da Força lutam por aumento real

Trabalhadores do setor químico, plástico e fertilizantes iniciam Campanha Salarial 2023 na luta por aumento real e melhores condições

Químicos da Força, no setor químico, plastico e fertilizantes, lutam por aumento real

Campanha salarial: Químicos da Força, no setor químico, plastico e fertilizantes, lutam por aumento real

O Presidente da FEQUIMFAR – Federação dos Trabalhadores Químicos do Estado SP e Vice-presidente da Força Sindical, Sergio Luiz Leite, Serginho, destaca que as expectativas são positivas para a Campanha Salarial do setor químico.

Ele destaca que, considerando o acumulado do ano, o setor já gerou 5,8 mil postos de trabalho (sendo 3,2 mil postos de trabalho no setor plástico, 900 no setor de químico para fins industriais e 644 no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos)”, avalia o líder sindical.

No último dia 10 agosto, dirigentes da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados estiveram reunidos para o último dia do Seminário de Negociação Coletiva dos trabalhadores no setor industrial químico, plástico e fertilizantes, na Colônia de Férias dos Químicos, em Praia Grande SP.

O Seminário dá início, oficialmente, à Campanha Salarial e Social dos 130 mil trabalhadores do setor industrial químico no Estado de São Paulo, distribuídos nos segmentos químicos, plástico, petroquímicos, abrasivos, fertilizantes, cosméticos, tintas e vernizes, entre outros.

Químicos da Força, no setor químico, plastico e fertilizantes, lutam por aumento real

Campanha salarial: Químicos da Força, no setor químico, plastico e fertilizantes, lutam por aumento real

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, esteve presente no encontro e destacou as atividades sindicais em Brasília, bem como os debates e as perspectivas diante do cenário nacional na pauta sindical.

Fausto Augusto Junior, diretor-técnico do DIEESE, também marcou presença no evento e falou sobre Reforma Tributária e Correção da Tabela de Imposto de Renda.

O grupo avaliou dados econômicos do setor apresentados por Daniel Ferrer, economista do DIEESE, discutindo o perfil dos trabalhadores na indústria química e também fazendo um balanço das negociações coletivas realizadas até o momento.

Por fim, foram discutidas as reivindicações da categoria e estratégias para a Campanha Salarial e Social 2023. Na oportunidade, foram

Pré-Pauta de Reivindicação

  • Reajuste Salarial: Aumento Real de 2% + Reposição Integral da Inflação (INPC) de nov/2022 a out/2023 (estimado em 4,88%)
  • Piso Salarial no valor de R$ 2.250,00
  • PLR no valor de 02 pisos salariais
  • Piso Técnico Químico: R$ 3.000,00
  • Redução da jornada
  • Cartão alimentação
  • Igualdade salarial entre mulheres e homens (Lei 14.611 de 2023)

Próximas etapas

Até o dia 11 de setembro, dirigentes dos Sindicatos filiados, com apoio da FEQUIMFAR, CNTQ, Força Sindical, IndustriALL e ICM, realizarão assembleias em todo o estado de SP para que os trabalhadores apreciem a Pré-Pauta de Reivindicações.

Sendo aprovada pela categoria, a Pauta de Reivindicações será entregue ao setor patronal do CEAG 10, após assembleia geral, no dia 12 de setembro.

Leia também:

https://radiopeaobrasil.com.br/metalurgicos-de-sao-paulo-debatem-campanha-salarial-2023/

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS