Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa também receberam as pautas específicas, mas somente o BNB agendou a primeira negociação. Será em 27 de junho, pela manhã, em Fortaleza. A expectativa gira agora nas definições de BB e Caixa.
Na Bahia, as manifestações nas agências ganham força nos próximos dias, afirma o diretor de Comunicação do Sindicato, Adelmo Andrade, presente no evento.
A prioridade da campanha salarial deste ano é a manutenção dos direitos garantidos na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e mais reajuste salarial.
O Comando Nacional dos Bancários também reivindica que a Fenaban firme um pré-acordo, para assegurar a manutenção de todas as conquistas da CCT até que um novo acordo seja assinado, garantido, desta forma, a ultratividade. O direito foi extinto com a nova legislação trabalhista.
Outras questões também estão na lista de prioridades, como a defesa das estatais, inclusive os bancos públicos, garantia de emprego e ampliação do quadro de pessoal, melhores condições de trabalho e atenção especial à saúde, com o desenvolvimento de medidas preventivas à doenças.
Importante destacar que, neste ano, com a reforma trabalhista, a participação dos bancários será essencial para que a campanha seja vitoriosa.
Fonte: Site dos Bancários da Bahia