Colunista Luiz Carlos Motta

Pacto comerciário

A “Jornada Comerciária: Sindicatos Fortes. Direitos Protegidos!” aprovada por unanimidade no 27º Congresso Sindical Comerciário do Estado de São Paulo unifica as lutas dos comerciários paulistas em defesa dos sindicatos, dos empregos, salários e direitos.

Outubro, mês dos comerciários

Em 30 de outubro comemora-se, em todo o Brasil, o Dia do Comerciário, momento ideal para a categoria refletir sobre seus problemas de classe, valorizar a importância do sindicato e redobrar a sua disposição para se engajar na luta por conquistas sindicais, econômicas, trabalhistas e sociais.

Sindicato reorganizado

As práticas antitrabalhistas estão cada vez mais acentuadas no Brasil. O nome do novo ataque do governo às entidades e aos direitos dos trabalhadores é o GAET, sigla do recém-criado Grupo de Altos Estudos do Trabalho. Formado por quatro órgãos temáticos, ele não contempla a participação de Centrais, Confederações, Federações ou Sindicatos. Fere, portanto, o direito de os trabalhadores terem seus interesses e reivindicações defendidos num fórum que se apresenta como o local certo para a “modernização das relações trabalhistas”, como afirmam seus mentores.

FGTS para pagar FIES

O FGTS é uma conquista do trabalhador e representa proteção eficaz contra a demissão arbitrária ou injusta. Além disso, a legislação prevê outras hipóteses de movimentação do saldo disponível

Emprego, salário e direitos

Os 71 sindicatos filiados à Fecomerciários atuam agrupados em 12 Regionais que abrangem todo o Estado de São Paulo. Suas reuniões mensais tratam de questões trabalhistas comuns da categoria em suas respectivas bases territoriais. Estes encontros fortalecem a defesa dos interesses dos trabalhadores e a unidade entre os Sincomerciários e os Sinprafarmas.

Unir, lutar, vencer!

Contraposição à Portaria 604

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, assinou dia 18 de junho a Portaria 604, que autoriza o trabalho permanente aos domingos e feriados civis e religiosos. A seguir, a Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários) e seus 71 sindicatos filiados se reuniram num Colégio de Presidentes, na cidade de Avaré, dia 24, e se mobilizaram contra a medida por considerá-la inconstitucional.

Comerciários obtêm 300 liminares contra MP 873

Os 71 Sindicatos filiados à Fecomerciários atuam em todo o Estado distribuídos em 12 Regionais. O objetivo principal é integrar ainda mais as entidades em torno de reivindicações comuns. Elas trabalham de forma integrada, mantêm forte entrosamento entre si, com a troca de experiências, e praticam ações conjuntas quando enfrentam os mesmos problemas.

Segurança pública ao trabalhador

Atender, com atenção especial, todas as demandas que garantam Segurança Pública à população. Este é um dos compromissos que assumi em minha campanha eleitoral, em 2018, quando fui eleito deputado federal. Fiel a ele, atuei na Câmara dos Deputados para contemplar 17 corporações da Polícia Militar do Estado de São Paulo destinando a elas quase R$ 1 milhão para reaparelhamento, reestruturação e modernização das corporações.

Corrente Comerciária nas eleições de 2020

A Fecomerciários completou 80 anos de fundação em abril passado. Formada por 71 Sindicatos Filiados, distribuídos em 12 Regionais, nossa entidade representa 2,7 milhões de comerciários e práticos de farmácia no Estado. Além de assinar Convenções Coletivas de Trabalho com ganhos econômicos e sociais, temos avançado em várias frentes.