Colunista Luiz Carlos Motta

Comerciários obtêm 300 liminares contra MP 873

Os 71 Sindicatos filiados à Fecomerciários atuam em todo o Estado distribuídos em 12 Regionais. O objetivo principal é integrar ainda mais as entidades em torno de reivindicações comuns. Elas trabalham de forma integrada, mantêm forte entrosamento entre si, com a troca de experiências, e praticam ações conjuntas quando enfrentam os mesmos problemas.

Segurança pública ao trabalhador

Atender, com atenção especial, todas as demandas que garantam Segurança Pública à população. Este é um dos compromissos que assumi em minha campanha eleitoral, em 2018, quando fui eleito deputado federal. Fiel a ele, atuei na Câmara dos Deputados para contemplar 17 corporações da Polícia Militar do Estado de São Paulo destinando a elas quase R$ 1 milhão para reaparelhamento, reestruturação e modernização das corporações.

Corrente Comerciária nas eleições de 2020

A Fecomerciários completou 80 anos de fundação em abril passado. Formada por 71 Sindicatos Filiados, distribuídos em 12 Regionais, nossa entidade representa 2,7 milhões de comerciários e práticos de farmácia no Estado. Além de assinar Convenções Coletivas de Trabalho com ganhos econômicos e sociais, temos avançado em várias frentes.

Unidade e resistência

Minha reeleição à presidência da UGT-SP redobra a minha disposição para as lutas contra a devastadora onda de ataques desferida pelo governo contra direitos trabalhistas e previdenciários, além das ofensivas ao movimento sindical.

Vitórias Comerciárias

As atuações dos 71 sindicatos filiados à Fecomerciários têm obtido conquistas em várias frentes. Seja em ações individuais ou coletivas, elas são efetivas e contribuem para a melhoria da qualidade de vida da categoria. Nesta primeira quinzena de maio, por exemplo, a luta pela preservação dos direitos acumulou vitórias, inclusive na justiça.

Vozes amplificadas

Em 1º de abril completei dois meses de mandato como deputado federal, sem me distanciar das minhas responsabilidades sindicais. A experiência de parlamentar tem sido gratificante, mas também se apresentado como um grande desafio.

A lama da negligência

Tamanha negligência acontece há pouco mais de três anos do crime de Mariana, quando o rompimento de uma barragem também pertencente à Vale matou 19 pessoas e condenou o meio ambiente de toda a região da cidade mineira. Estas duas tragédias revelam a triste realidade das mineradoras brasileiras. Até quando seus operários terão de trabalhar em áreas ameaçadas, colocando em risco as suas vidas?

Resistência e luta em 2019

Avançamos em vitórias trabalhistas, sindicais e sociais. Cito como exemplos as assinaturas de convenções coletivas e acordos, conquistas em PLR, defesa conjunta de direitos e, entre outros, inaugurações de casas pela nossa Cooperativa Habitacional e constituição de novos projetos.

Aprendizados para hoje e amanhã

O empenho por melhores condições de trabalho e elevação da qualidade de vida da categoria contou com eventos, cursos e participação em mobilizações, entre outras agendas, que sempre colaboram com o aprimoramento dos nossos conhecimentos e, como consequência, para o fortalecimento das nossas lutas.

Dia do Comerciário ampliado

As comemorações ao 30 de Outubro, Dia do Comerciário, continuam no mês de novembro. Estas confraternizações começaram em meados do mês passado, como se verificou em nosso Centro de Lazer em Avaré, dia 20, com o evento “Resistir para Avançar!”.