PUBLICADO EM 05 de fev de 2026

Artur Bueno Júnior e representantes da Alimentação defendem o fim da escala 6×1 em Brasília

Acompanhe as principais pautas do encontro sobre o fim da escala 6×1 em Brasília, e as implicações para os trabalhadores da alimentação.

Com Boulos, Artur Bueno Júnior e representantes da Alimentação defendem o fim da Escala 6×1

Com Boulos, Artur Bueno Júnior e representantes da Alimentação defendem o fim da Escala 6×1

O presidente do STIAL – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região, Artur Bueno Júnior, esteve em Brasília no dia 3 de fevereiro, em reunião com Guilherme Boulos, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Ele participou do encontro representando a FETIASP – Federação dos Trabalhadores da Alimentação do Estado de São Paulo, ao lado de representantes da CNTA – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins, da CONTAC – Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (CUT) e da UITA – União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação.

Fim da escala 6×1 e a redução da jornada

A principal pauta da reunião foi a redução da jornada de trabalho, sem redução de salário, com o fim da escala 6×1 e a implantação da escala 5×2. As entidades informaram ao ministro que, desde o ano passado, desenvolvem uma campanha nacional sobre o tema, envolvendo trabalhadores e sindicatos de todo o país.

Durante o encontro, o ministro destacou que o Governo Federal, em especial o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defende ativamente o fim da escala 6×1 e a redução da jornada para, no máximo, 40 horas semanais, sem corte salarial. Segundo ele, há expectativa de que a proposta avance no Congresso Nacional ainda no primeiro semestre de 2026.

Apoio à reeleição de Lula

Os sindicalistas também manifestaram apoio à candidatura à reeleição do presidente Lula e a candidatos e candidatas comprometidos com a democracia e com as pautas da classe trabalhadora.

“A reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026 é indispensável para conquistarmos a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1, bem como para consolidar direitos trabalhistas e enfrentar a extrema direita”, afirmou Artur Bueno Júnior.

Ao final da reunião, foi comunicado ao ministro o lançamento da Frente Nacional da Categoria da Alimentação, “com o intuito de organizar e realizar caravanas itinerantes, focadas na mobilização e no voto consciente do trabalhador”.

Leia também:

STIAL conquista benefícios para trabalhadores da Citrícola Lucato, em Limeira

STIAL conquista benefícios para trabalhadores da Citrícola Lucato, em Limeira

COLUNISTAS

QUENTINHAS