Depois de muita luta, os metalúrgicos da Avibras, em Jacareí, conseguiram prolongar o layoff na fábrica e garantir a estabilidade no emprego por mais oito meses. A medida vai beneficiar os 420 trabalhadores que estão com os contratos suspensos desde abril. A greve pelo pagamento dos salários continua.
O acordo, negociado ontem entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e a Avibras, foi aprovado nesta quinta-feira (22), em assembleia realizada na sede da entidade. O sistema de suspensão de contrato de trabalho será prorrogado por cinco meses, com extensão da estabilidade por mais três meses.
O layoff estava programado para terminar no dia 29 e, não por acaso, era motivo de preocupação. Em março, a Avibras demitiu 420 trabalhadores e não havia nem mesmo previsão de pagamento das verbas rescisórias. Os cortes só foram cancelados graças à luta organizada pelo Sindicato, que conseguiu transformar as demissões em layoff.
Nesse novo período, a Avibras assumirá o pagamento integral da parte que caberia ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).
Salários atrasados
Os trabalhadores da Avibras entraram em greve no dia 9, contra os salários que estão atrasados desde julho e pela estabilidade. Apesar da conquista da renovação do layoff, a empresa não deu qualquer garantia de que irá pagar os salários. Na reunião realizada com o Sindicato, a empresa disse apenas que deve fazer o pagamento na próxima semana, sem fixar data nem valores.
“A garantia da estabilidade foi uma importante vitória da luta dos trabalhadores, que temiam pela perda dos empregos, mas a greve vai continuar. Enquanto os salários não forem regularizados, ninguém volta para a fábrica”, afirma o diretor do Sindicato Sérgio Henrique Machado.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos