O filme Tootsie traz elementos ricos para se pensar sobre o indivíduo no mundo do trabalho. Trata-se da história do ator Michael Dorsey. Ele assusta todos os produtores de Nova York com sua natureza exigente e sua teimosia. Segundo seu agente, se ele não mudar ninguém irá contratá-lo.
A senhora Dorothy Michaels, a Tootsie, no filme que leva seu nome, ilustra como a ousadia é necessária na vida profissional. Entende-se por ousadia não a inconsequência, mas a superação de padrões estáticos e normas rígidas.
A representação do trabalho de um ator em um filme, uma metalinguagem, tem o potencial de demonstrar de forma irreverente e simbólica situações que cabem a qualquer profissão. Isto porque, devido à versatilidade das artes dramáticas, o ator pode assimilar as diversas situações e os diversos perfis.
O filme traz elementos ricos para se pensar sobre o indivíduo no mundo do trabalho. Trata-se da história do ator Michael Dorsey. Ele assusta todos os produtores de Nova York com sua natureza exigente e sua teimosia. Segundo seu agente, se ele não mudar ninguém irá contratá-lo. Mas, como precisa de dinheiro, Dorsey precisa ser quem ele não é para se estabelecer na sua área de trabalho.
A grande chance aparece quando ele acompanha uma amiga a um teste para uma telenovela. Convencido de que possui o perfil para aquele trabalho, o ator se transforma na simpática Dorothy Michaels, a Tootsie, e consegue o papel.
Engraçado, inteligente e sensível, é um filme pontuado pelas relações de trabalho e pelos detalhes da vida profissional. No papel de Tootsie, Michael Dorsey demonstra que o segredo está em se superar e abrir o caminho com as próprias mãos.
Tootsie (Tootsie)
EUA, 1982
Direção: Sidney Pollack
Elenco: Dustin Hoffman, Jessica Lange, Sydney Pollack, Bill Murray
Carolina Maria Ruy é coordenadora do Centro de Memória Sindical