O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (T) detém praticamente metade da preferência do eleitorado na Bahia, mostra o Instituto Paraná Pesquisas, em apuração sobre intenções de voto no estado, divulgada nesta terça-feira (5). Segundo a pesquisa, Lula tem 49,8% de preferência na pesquisa estimulada, quando a lista de candidatos é apresentada ao eleitor. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 26,5%, praticamente a metade da preferência do petista.
Esses dados comparados à última pesquisa do instituto, em abril, mostram pequenas oscilações dentro da margem de erro, de 2,5 pontos. Em abril, Lula tinha 51,3% de preferência, enquanto Bolsonaro concentrava 25,8%.
Na pesquisa apresentada hoje, na sequência de Lula e Bolsonaro aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8,5%, e André Janones (Avante), com 1%. Os demais pré-candidatos não chegaram a 1%.
A desvantagem de Bolsonaro para Lula no estado também é demonstrada na avaliação do governo federal. Segundo a Paraná Pesquisas, 62,1% dos baianos desaprovam a gestão do presidente e 54,2% consideram a administração do ex-capitão como ruim ou péssima.
Dia da Independência
O ex-presidente Lula reuniu uma multidão de apoiadores no último sábado (2), em Salvador. Ele caminhou pelas ruas da capital baiana, saindo do centro histórico e seguido por milhares de pessoas. Data cívica do Dia da Independência do Brasil na Bahia, o 2 de julho levou a Salvador os também pré-candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), que se encontraram amistosamente.
Já Jair Bolsonaro, que também decidiu ir à cidade, optou por uma motociata longe do centro. Incomodado com a adesão em massa à marcha de Lula em Salvador, o vereador carioca Carlos Bolsonaro, “filho 03” do presidente, espalhou nas redes a versão de que a multidão teria sido forjada por “Photoshop”. As redes sociais reagiram com vídeos e fotos de diversos ângulos para desmontar a “tese” de Carluxo.
Governador e senador
No estado, na pesquisa estimulada, ACM Neto (União Brasil) lidera a corrida para o governo com 58% das intenções de voto. Com o resultado, o pré-candidato seria eleito no primeiro turno.
Jerônimo Rodrigues, nome do PT na disputa pelo cargo, aparece em segundo com 15,8%, à frente de João Roma (PL), que tem 9,1%. Para o Senado, o favorito é Otto Alencar (PSB), com 33,9%.
O Paraná Pesquisas ouviu 1.640 eleitores no estado entre 30 de junho e 4 de julho de 2022. A margem de erro é de 2,5%, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o nº BR-00774/2022.
Com Carta Capital e Metrópoles
Fonte: Rede Brasil Atual