PUBLICADO EM 16 de jun de 2022
COMPARTILHAR COM:

A fé transformadora do Corpus Christi

Para muita gente o feriado é uma boa oportunidade para relaxar, viajar, ter o merecido descanso. Está certo. O trabalhador merece tudo isso. Quinta-feira, 14, celebra o Corpus Christi, uma ótima oportunidade para estar com a família. Melhor ainda para quem conseguiu emendar a sexta-feira e, assim, ter quatro dias inteiros pela frente para fazer o que quiser com responsabilidade, curtir a sua própria cidade, ir para o litoral ou para o campo, já que o clima, pelo menos na região sudeste, não favorece, nesta época, para pegar praia.

Corpo de Cristo

Lazer à parte, o feriado de Corpus Christi, é também uma data religiosa muito importante. É um ato de adoração à hóstia consagrada, uma vez que de acordo com a fé católica, “nela está a presença real de Jesus Cristo”, explica a vaticanista Mirticeli Medeiros, pesquisadora de história do catolicismo na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Na hora da missa, explica ela, aquele pão sagrado passa por um processo de transubstanciação, ou seja, torna-se o Corpo de Cristo – Corpus Christi ou Corpus Domini.

Outros historiadores acrescentam que a data tem o objetivo de celebrar, publicamente, a eucaristia – sacramento católico que relembra a Última Ceia. O professor e padre Dayvid da Silva, coordenador do curso de teologia da PUC-SP lembra que a palavra eucaristia, antes de tudo, significa Ação de Graças. É a celebração do sacrifício de Cristo na cruz. Costumamos dizer que a eucaristia é a memória da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Sou um homem de fé. Católico praticante. Costumo orar muito, principalmente nessas datas, para que Jesus Cristo olhe para o nosso País e nos dê as forças necessárias para que possamos ajudar a população a encontrar as saídas para seus problemas.

Saídas

O Brasil enfrenta dificuldades. Desemprego para uma legião de mais de 14 milhões de brasileiros. Perda de poder aquisitivo para quem está empregado, diante do assombroso monstro da inflação. Violência nas ruas e radicalismos na área da política. A situação no Brasil é preocupante.

É preciso trabalho, consciência política, espírito de unidade, para (num esforço conjunto), lutarmos para começarmos a construir uma Nação mais próspera social e economicamente com emprego, saúde, salário, educação.  Mas, a esperança para que este ideal se torne realidade passa pela Fé. Esta semana pede isso. Unidade, Consciência e Fé para trilharmos (juntos) rumo à construção de um Brasil mais digno.

Convido você que lê este artigo, neste prestigiado veículo de comunicação para que use essa celebração ao Corpus Christi para avaliar o valor da unidade, da consciência e da Fé para alcançarmos o pleno desenvolvimento socioeconômico do Brasil com saúde, emprego e adoção de políticas públicas que contribuam para melhorar as condições de vida do povo brasileiro. Acredite que é possível mudar, transformar, evoluir, assim como o pão se transforma em Corpo de Cristo. Um ótimo feriadão para você e para a sua família!!!

 Luiz Carlos Motta é Deputado Federal (PL/SP)

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS