O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 41% das intenções de voto para o 1º turno das eleições de 2022, segundo novo levantamento do PoderData, divulgado nesta sexta-feira (29).
O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 36%. A diferença, de 5 pontos percentuais, é a mesma registrada na rodada de 15 dias antes pelo mesma empresa de pesquisa.
O levantamento mostra que o atual chefe do Executivo teve sua tendência de alta nas pesquisas interrompida. Há duas semanas, o PoderData mostrava redução de 5 pontos na distância entre os dois.
Nesta rodada, os dois candidatos oscilaram 1 ponto percentual para cima, subindo de 40% para 41%, no caso de Lula, e de 35% para 36% das intenções de voto, no caso de Bolsonaro.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência, com 6%. Ele está tecnicamente empatado com João Doria (PSDB), que tem 4%, e André Janones (Avante), com 3%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia o resultado:
Lula (PT): 41%;
Jair Bolsonaro (PL): 36%;
Ciro Gomes (PDT): 6%;
João Doria (PSDB): 4%;
André Janones (Avante): 3%;
Luciano Bivar (UB) e Simone Tebet (MDB): 1%.
Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU) e Luiz Felipe d’Ávila (Novo): 0%.
Brancos e nulos: 4%;
Não souberam responder: 3%.
Segundo turno
A distância entre Lula e Bolsonaro no 2° turno das eleições de 2022 também estacionou em 9 pontos percentuais. Em um provável confronto direto, o petista tem 48% das intenções de voto, contra 39% do atual chefe do Executivo.
O pré-candidato do PT já chegou a abrir 25 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, na passagem de agosto para setembro de 2021. Essa margem vinha caindo desde o início do ano, mas a nova rodada mostra uma interrupção da tendência.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 24 a 26 de abril de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 283 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. Registro no TSE: BR-07167/2022.
Fonte: Brasil de Fato | Brasília (DF)