O 1º de Maio celebra as conquistas dos trabalhadores ao longo da história e, também, destaca novas pautas e estratégias para garantia e ampliação dos direitos.
A ênfase, este ano, é para os encaminhamentos da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), realizada dia 7 de abril. Representantes das principais centrais sindicais aprovaram uma pauta unificada, com 63 propostas, para serem discutidas e levadas aos candidatos nas eleições gerais deste ano.
Propostas
Vale a pena citar, neste importante espaço, os principais itens da pauta e que devem ganhar força no Dia do Trabalhador:
- Política de valorização do salário mínimo;
- Programa de renda básica;
- Promover políticas de incentivo as micro, pequenas e médias empresas;
- Promover o princípio de “trabalho igual, salário igual”;
- Garantir à mãe o período de 180 dias de licença maternidade;
- Política de formação profissional;
- Saúde e segurança do trabalhador;
- Economia solidária;
- -Combater a carestia.
Estes itens podem ser resumidos em quatro palavras, que são a base central da Conferência deste ano: Emprego, Direitos, Democracia e Vida!
Trabalhamos pela implantação destas propostas há vários anos e, agora, mais intensamente no Congresso Nacional, no qual componho a bancada trabalhista.
A luta junto aos sindicatos e no Congresso é árdua e contínua, principalmente diante do triste quadro atual, onde o desemprego atinge 12 milhões de brasileiros e 4,7 milhões que seguem no desalento, segundo o IBGE. Somente com a união de todos, em torno dos mesmos objetivos é que conseguiremos vencer.
Conscientização
O 1º de Maio também deve conscientizar a classe trabalhadora sobre a importância do sindicato nas suas vidas e das suas famílias. Por isso, um dos nossos “chamamentos” no Dia do Trabalho, é que os trabalhadores se sindicalizem e participem das decisões das suas entidades de classe para fortalecer a si própria e o seu sindicato.
Trabalhador sindicalizado não está sozinho na defesa dos seus interesses trabalhistas e previdenciários. Conta com efetivas ações sindicais e, juntamente com a sua família, pode usufruir de serviços e benefícios nas áreas de saúde, educação, esportes e lazer, entre outros, nos quais o Estado deixa a desejar.
Reflexão e lazer
A data é importante para reflexão sobre o cenário enfrentado pela classe trabalhadora e, também, para usufruir das merecidas horas de lazer. É o que a Fecomerciários e seus 71 sindicatos filiados vão fazer no próximo domingo. O 1º de Maio dos Comerciários se configura como mais um evento inédito da nossa Federação. No Complexo Eco (Centro de Lazer dos Comerciários em Avaré) este ineditismo vais reunir milhares de trabalhadoras e trabalhadores em atos trabalhistas seguidos de muita diversão nas atrações do Eco Blue Acqua Park, a única diversão do gênero mantida por uma entidade sindical. Afinal, o dia é do trabalhador!
Luiz Carlos Motta é Presidente da Fecomerciários, da CNTC e Deputado Federal (PL/SP)