PUBLICADO EM 27 de ago de 2020
COMPARTILHAR COM:

Tito Oliveira, sindicalista metalúrgico, mais uma vítima do COVID

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do companheiro Tito de Oliveira, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Mogi e Região.
O sindicalista não venceu as complicações em decorrência da Covid-19 e faleceu, aos 71 anos, na madrugada desta quinta-feira (27).
Tito sempre foi um lutador da causa operária, um militante atuante em defesa dos direitos dos trabalhadores. Em sua trajetória no movimento sindical realizou um importante trabalho, especialmente, na base metalúrgica.
Já faz muita falta, não só por sua capacidade de luta e mobilização, mas principalmente por sua amizade e companheirismo. Descanse em paz amigo Tito, você será sempre lembrado por sua incansável luta em defesa dos trabalhadores.
Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos deste grande companheiro!
Miguel Torres
Presidente da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das CruzesVeja o histórico do companheiro Tito

Data de nascimento: 06/02/1949

Tornou-se sócio do Sindicato dos Metalúrgicos em: 1978

Nasceu em: Cruz das Almas – Bahia

Tito era casado e pai de seis filhos.

Seu primeiro emprego em São Paulo foi aos 16 anos, numa fábrica de sapatos. De lá, foi contratado como ajudante de manutenção na Bombas Esco. Fez curso de torneiro mecânico no Senai em 1980. Foi da comissão de fábrica na Bombas Haupt. De lá, veio para o Sindicato em 1981, como assessor, e desenvolveu uma militância sindical mais intensa na defesa dos direitos dos trabalhadores, aumento salarial da categoria e outras bandeiras de lutas.

Sua atuação o levou a desempenhar funções na esfera política. Foi diretor de Divisão da Prefeitura de São Paulo (serviço funerário) de 1988 a 1993; Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados de 1998 a 2004; Coordenador de Projetos da Prefeitura de Cotia de 2004 a 2006; reassumiu a função de assessor de diretoria do Sindicato de 2006 a 2010; foi presidente Municipal do Partido da República (PR) em Cotia de 2004 a 2010; Assessor Parlamentar da Prefeitura de São Paulo de 2010 a 2011; Secretário Adjunto do Trabalho da Prefeitura de São Paulo em 2012.

Desenvolveu também outras atividades para as quais licenciou-se do Sindicato: Coordenação de Campanhas (Estado e Município), Coordenação de Projetos nas Prefeituras, Coordenador de cursos de capacitação profissional (FAT), Atendimento e revisão de aposentadorias do INSS (parceria com o Sindicato Nacional dos Aposentados).

Fez curso superior de Matemática e Ciências do Trabalho pela Escola DIEESE.

Tito foi eleito diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes nas eleições sindicais de 2012 e reeleito em 2016, para a gestão 2017-2021.

Fonte: Força Sindical

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS