A Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST realizou, nesta quinta-feira (04/06), reunião virtual com a Diretoria Executiva para discutir situação política, trabalhista e de saúde do Brasil. Na oportunidade, as lideranças sindicais debateram e deliberaram ações afirmativas da entidade em defesa da saúde, do emprego e da democracia; temas delicados em tempos de pandemia e de ameaças à ordem institucional.
Durante a reunião virtual os dirigentes da NCST, em suas respectivas pastas de atuação, detalharam as atividades que vêm sendo executadas pela entidade para o diagnóstico dos problemas e para o apontamento de alternativas de enfrentamento aos desafios de um país onde se observa a deflagração dos instrumentos democráticos de intervenção; simultaneamente a movimentos que rompem as recomendações científicas e sanitárias e que pregam, abertamente, uma agenda autoritária e de ruptura, com solicitações ao fechamento de instituições como Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.
Os líderes sindicais se posicionaram pelo fortalecimento dos mecanismos de ativismo virtual, uma vez que a pandemia se alastra descontroladamente, superando a casa de 30.000 mortos pela Covid-19 e que já acumula mais de meio milhão de infectados, em que pese a enorme e reconhecida subnotificação que, naturalmente, joga os números para baixo, muito distantes de uma realidade excessivamente mais preocupante.
As estratégias serão discutidas com as Estaduais em uma próxima reunião, ampliada, de maneira a intensificar o engajamento e a participação da agenda até aqui deliberada pela Executiva, em todo o território nacional.
“Temos que estar na vanguarda dessa reengenharia do movimento sindical, adaptando-o às novas ferramentas de trabalho que permitem que nossas atividades sejam realizadas, com eficiência, à distância. Importante destacar a emergência de uma mobilização coletiva pela democracia e pelo desenvolvimento. Estamos diante de um cenário tenso e perigoso, que exige muita cautela e esforços amplos e estratégicos. Contamos com a participação efetiva de nossa base, historicamente aguerrida e comprometida com as pautas e os anseios de seus representados”, avaliou o presidente da NCST, José Calixto Ramos.