Quem já completou as condições para pedir a aposentadoria, mas ainda não decidiu sobre a hora de pendurar as chuteiras deve agendar o pedido de benefício até quinta-feira; sexta-feira (1º) começa valer nova tabela que costuma ser desvantajosa a cada ano que passa; a cada mudança na tabela, o desconto na aposentadoria é maior; isso ocorre porque a expectativa de vida do brasileiro tem aumentado
Na sexta-feira, dia 1º de dezembro, começará a valer a nova tabela do fator previdenciário, que costuma ficar mais desvantajosa a cada ano que passa.
O fator previdenciário foi criado para tentar fazer com que os brasileiros adiem a aposentadoria. Em média, o índice traz um desconto de 40% no benefício de quem está na faixa dos 50 anos.
A dica dos especialistas é agendar o pedido antes da mudança da tabela. Se o novo fator for melhor, o seguro pode optar por usar a nova tabela, mudando a data inicial de sua aposentadoria na hora do atendimento .
Se a tabela antiga for mais vantajosa – como geralmente ocorre -, o trabalhador que agendar a aposentadoria até quinta pode ganhar mais.
Isso ocorre porque a data de início da aposentadoria começa a contar a partir do agendamento no site do INSS ou pelo telefone.
O agendamento é uma prevenção: se o segurado quer a aposentadoria em breve, ele garante que a data inicial considerará um fator menor. Se, por outro lado, o índice não reduzir o benefício, ele poderá cancelar o agendamento, sem prejuízo.
Pelas regras atuais, tem direito ao benefício por tempo de contribuição o homem com 35 anos de pagamentos ao INSS e a mulher com 30 anos de contribuições.
Em geral, a cada mudança na tabela, o desconto na aposentadoria é maior. Isso ocorre porque a expectativa de vida do brasileiro tem aumentado. Na tabulação do desconto no valor do benefício, a idade do segurado são os fatores mais importantes.
COMO AGENDAR O PEDIDO
-Pelo Telefone – ligue para a Central 135 (ligação é gratuita de telefone fixo)
-Será necessário informar o CPF
Pelo site: www.inss.gov.br