Numa parceria entre o Siemaco, o Seac (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação) e a UGT, o novo cilco de palestras visa conscientizar os trabalhadores da limpeza e empresas do segmento para as ameaças de escassez de água, não apenas em São Paulo como no mundo inteiro.
Andrea salientou que a água é um recurso finito e, ao mesmo tempo, essencial para o trabalho no Asseio e Conservação. Mostrou que a gestão da Água e Saneamento estão inseridos nas metas dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU (Organização das Nações Unidas), explicitado no ODS número 6.
Além dos auxiliares de limpeza, estavam presentes muitos encarregados, supervisores e duas proprietárias de empresas. “A interação com os trabalhadores foi grande, com muitas perguntas e depoimentos. Principalmente quanto ao desperdício de água e produtos utilizados no dia-a-dia de trabalho”, contou Andrea.
Com o inverno acabando, o Siemaco entende ser preciso conscientizar para o Uso Racional da Água. Sobretudo, porquê o trabalhador das categorias representadas (Asseio e Conservação, LImpeza Urbana e Áreas Verdes utilizam a água como base para o desenvolvimento de suas tarefas e sofrerão as consequências em caso de racionamento.