PUBLICADO EM 14 de nov de 2024
COMPARTILHAR COM:

Sindicalistas farão tributo ao líder ferroviário Raphael Martinelli

Os 100 anos de Martinelli, nos convida a pensar sobre o papel do sindicalismo hoje e suas propostas para o desenvolvimento nacional.

Raphael Martinelli no Centro de Memória Sindical, onde foi entrevistado em 2015

Raphael Martinelli no Centro de Memória Sindical, onde foi entrevistado em 2015

Em 16 de outubro de 1924 nasceu, em São Paulo, Raphael Martinelli. Em 1941, ingressou na companhia São Paulo Railway, onde fez carreira e profissionalizou-se como ferroviário. No início da década de 1950, tornou-se líder sindical da categoria.

Ele se tornou comunista, líder ferroviário e membro do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT). Teve grande projeção no sindicalismo e na política nacional por décadas.

Entre os anos de 1959 e 1961, cumpriu seu primeiro mandato como presidente da Federação Nacional dos Ferroviários. Após sua saída do “Partidão” (Partido Comunista Brasileiro, o PCB), participou da fundação da Ação Libertadora Nacional (ALN) ao lado de Carlos Marighela e Joaquim Câmara Ferreira, em 1967. Ele morreu dia 16 de fevereiro de 2020, aos 95 anos.

Homenagem

O quanto a experiência sindical antes do golpe de 64 nos ajuda a pensar em uma proposta de desenvolvimento para o país e qual o papel do sindicalismo nas lutas gerais?

Para refletir sobre estas questões e homenagear o centenário do líder ferroviário, as centrais sindicais, com Iiep, o Instituto Astrojildo Pereira e o Centro de Memória Sindical, realizarão um ato no Sindicato Nacional dos Aposentados, onde também fica a sede do Centro de Memória, na próxima terça-feira, 19 de novembro às 9 horas.

Participarão do ato, além de representantes das entidades organizadoras, o historiador Lincoln Secco, o jornalista João Guilherme Vargas Netto e o Ministro do Trabalho do governo de João Goulart, Almino Affonso.

100 anos Raphael Martinelli

100 anos Raphael Martinelli

Participe!

Diálogo sobre um modelo de desenvolvimento e transporte a partir da experiência do sindicalismo pré-64

  • Dia: 19/11/2024
  • Hora: 9h
  • Local: SINDNAPI – Rua do Carmo 171 – Sé, São Paulo/SP – próximo à Estação Sé do metrô

Leia também:

Clodesmidt Riani 100 anos, um exemplo de trabalhador brasileiro

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS