O Sindbrinq – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de brinquedos e Instrumentos Musicais do Estado de São Paulo encerrou a negociação do setor de brinquedos.
De acordo com a presidente do Sindbrinq, Maria Auxiliadora dos Santos, foram necessárias muitas negociações e superar uma forte resistência patronal. “Com muita determinação, luta e persistência conseguimos superar a intransigência do setor patronal”, comemorou a dirigente sindical.
“Celebramos a vitória conquistada após uma negociação árdua e cansativa”, acrescenta Auxiliadora.
A sindicalista explica que cerca de 6 mil trabalhadores e trabalhadoras serão beneficiados com o acordo que prevê o aumento real de 2% + a inflação de 3,34% (totalizando o reajuste salarial de 5,34%) e manutenção de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Outra vitória muito importante, ressaltou a sindicalista, foi a inclusão de três novas cláusulas sociais defendidas pelas mulheres:
- Igualdade Salarial;
- Promoção do Cuidado Compartilhado e
- Combate a Misoginia.
“Não foi o ideal, mas foi um importante avanço“, acrescentou a dirigente sindical.
Auxiliadora menciona ainda que essa conquista contou com a ajuda de todos os trabalhadores e trabalhadoras, diretoria do sindicato, a FEQUIMFAR – Federação dos Químicos do Estado de São Paulo (na qual o Sindicato é filiado), a Força Sindical e seus sindicatos filiados.
Leia também: Trabalhadores são premiados no Dia dos Comerciários