O aumento da taxa de importação para pneus de passeio de 16 para 25% foi deliberado em reunião do Comitê Executivo de Gestão (GECEX) da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), na última quarta-feira (18), em Brasília.
A medida atende em parte o pleito dos trabalhadores do setor da borracha, que lutam contra a concorrência desleal dos pneus importados, sobretudo os asiáticos.
Pneus de carga
Em boletim divulgado hoje (23) o Sindicato dos Borracheiros de São Paulo (Sintrabor) ressaltou que, embora a Camex, em benefício da indústria nacional, tenha elevado o imposto sobre a importação de pneus de passeio, a taxa de importação dos pneus de carga continua baixa, em 16%. O Sindicato reivindicará “medidas compensatórias junto ao governo federal” para assegurar os empregos do setor.
Reunião com Geraldo Alckmin
Já está marcada, para o dia 8 de outurbo, uma reunião do Presidente do Sindicato e da Federação Nacional dos Trabalhadores da Borracha de São Paulo, Márcio Ferreira, com o Vice-Presidente da República e Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para tratar do assunto.
Veja aqui o Boletim do Sintrabor
Leia também:
Borracheiros comemoram retorno da tarifa sobre importação de pneus e diálogo com o governo