PUBLICADO EM 05 de jul de 2024
COMPARTILHAR COM:

Sintrabor pede ao Governo de São Paulo tributação maior para pneus importados

Marcio em reunião por videoconferencia com Governo do Estado sobre tributação pneus importados

Márcio em reunião por videoconferência com Governo do Estado sobre tributação pneus importados.

Na última quarta-feira (3) Márcio Ferreira, presidente do Sintrabor, participou de uma reunião com técnicos da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo, srs. Fernando Antonio dos Santos, Alfredo Portinari Greggio Maranca, Guilherme Mendes de Almeida Martinelli e sra. Denise Ramanholi, para discutir a adoção de uma tributação maior para pneus importados, aumentando o atual imposto de 16% para 34%.

A medida tem como objetivo combater a concorrência desleal com os pneus produzidos principalmente nos países asiáticos, que tem prejudicado a produção nacional de pneumáticos no nosso país, bem como a ameaça de redução de empregos e danos ao meio ambiente.

Os técnicos alegaram que esse tipo de alíquota de importação é de competência do Governo Federal e que aos Estados competem somente a regulação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), que neste caso não se seria eficaz.

Márcio reiterou o pedido inicial da FENABOR/SINTRABOR, para a realização de uma audiência com o governador Tarcísio de Freitas, com o objetivo de bucar uma solução política para o caso.

O tema tem grande incidência sobre o Estado de São Paulo Esse trâmite, que emprega diretamente 32 mil trabalhadores no segmento de pneumáticos, além de gerar mais 300 mil empregos indiretos.

O Sintrabor e demais sindicatos da borracha filiados à Fenabor em todo o Brasil se mantém unidos na luta em defesa do emprego dos trabalhadores e por melhores condições de trabalho e de vida.

Leia também:

Borracheiros apresentam ao MTE reivindicações contra a concorrência desleal dos pneus importados

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS