PUBLICADO EM 03 de maio de 2024
COMPARTILHAR COM:

Centrais mobilizadas em solidariedade às vítimas das enchentes

Ajude as vítimas das enchentes no RS: Força Sindical e CUT e Nova Central, UGT, CTB e seus sindicatos filiados lançam campanha “Unidos pelo Rio Grande”. Saiba como ajudar com doações de colchões, cobertores, alimentos e mais

Força-RS mobiliza sindicatos em solidariedade às vítimas das enchentes no EstadoO governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), decretou estado de calamidade pública no estado após as fortes chuvas que atingiram diferentes cidades desde 24 de abril causando a morte de pessoas e deixando outras ainda desaparecidas.

Devido a situação do Estado, diversas entidades estão se mobilizando com campanhas para ajudar as vítimas dos alagamentos.

A Força Sindical-RS, juntamente com seus sindicatos filiados lançou a campanha “Unidos pelo Rio Grande”. A Central está arrecadando colchões, cobertores, materiais de higiene e alimentos não perecíveis.

“Mais uma vez o Rio Grande precisa da nossa ajuda e não poderíamos deixar de nos mobilizar em prol das pessoas. Unidos podemos fazer a diferença nesse momento tão delicado que nosso Estado enfrenta”, destaca o Presidente Estadual, Claudio Janta.

Pontos de coleta

  • Em Porto Alegre: na sede do Sindec-POA, Rua General Vitorini nº113
  • No interior: nos sindicatos filiados à Central.

“Contamos com a colaboração de todos nesse momento. Cada pequena doação vai somar nessa causa de solidariedade, por isso estamos engajados nessa Campanha”, finaliza o Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco.

CUT-RS também lançam campanha para arrecadar doações à população

A CUT-RS lançou nesta quinta-feira (2) uma campanha emergencial de solidariedade junto aos sindicatos filiados para coletar doações e auxiliar as famílias atingidas pelas enchentes, em função das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.

A chuvarada que atinge o estado desde o início da semana causa transtornos e prejuízos em diferentes regiões. Até o momento são 32 mortes com 74 desaparecidos. O governo do Estado decretou estedo de calamidade pública.

Cada sindicato deve fazer a sua parte

Conforme o presidente da CUT-RS, Amarildo Pedro Ceni, cada sindicato filiado deve fazer a sua parte e participar da campanha.

“A solidariedade, que é característica da classe trabalhadora, nesta hora deve estar voltada ao socorro de tantos companheiros e companheiras, que perderam entes queridos e bens materiais, conquistados com muito esforço”, destaca Amarildo.

Veja mais:

https://www.instagram.com/reel/C6eYSqWrYCQ/?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==

Na região metropolitana de Porto Alegre, as doações podem ser encaminhadas ao Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, na Avenida do Forte n° 77, telefone: (51) 3371-9000.

Nova Central se solidariza com população do RS vítima das fortes chuvas

Em nota, a Nova Central expressou sua solidariedade ao povo gaúcho, profundamente afetado pelas fortes chuvas. No texto, Moacyr Auersvald, presidente da Central, ressalta que essa catástrofe é reflexo das mudanças climáticas exacerbadas por práticas insustentáveis.

“O constante desmatamento, poluição das águas e do ar, são claros sintomas da ação humana que, infelizmente, se intensificam no Brasil e no mundo”.

O dirigente sindical reforça ainda que somente através de ações conjuntas e coordenadas será possível, enquanto nação, prevenir e mitigar futuros desastres, garantindo a segurança e o bem-estar do povo gaúcho e de todos os brasileiros e brasileiras.

Veja a seguir a íntegra da nota:

NOTA OFICIAL DA NCST

Brasília-DF, 03 de maio de 2024

A Nova Central Sindical de Trabalhadores vem, por meio desta nota, expressar sua solidariedade ao povo gaúcho, profundamente afetado pelas fortes chuvas. A força da natureza deixou marcas de destruição, causando vítimas fatais e inúmeros prejuízos a famílias e comunidades, em especial àquelas que dependem do trabalho diário para sustento.

Reconhecemos que essa catástrofe é reflexo das mudanças climáticas exacerbadas por práticas insustentáveis. O constante desmatamento, poluição das águas e do ar, são claros sintomas da ação humana que, infelizmente, se intensificam no Brasil e no mundo, deixando as populações mais vulneráveis como as principais vítimas.

Somente através de ações conjuntas e coordenadas poderemos, enquanto nação, prevenir e mitigar futuros desastres, garantindo a segurança e o bem-estar do povo gaúcho e de todos os brasileiros e brasileiras.

Às famílias, trabalhadoras e trabalhadores que enfrentam os desafios trazidos por essa adversidade, oferecemos nossos mais sinceros sentimentos e votos de resiliência e força. Que a solidariedade seja a luz nesse momento de escuridão.

Pela diretoria,
Moacyr Roberto Tesch Auersvald
Presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST)

 

UGT solidária com os gaúchos

Em seu site a União Geral dos Trabalhadores (UGT) também faz campanha para o povo gaúcho atingido pelas enchentes.

A Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)  também na campanha solidária

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS