Representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e do SinSaudeSP, participaram, nesta terça-feira (19/3), de reunião com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e assessores do Ministério da Saúde. A pauta foi buscar medidas para assegurar o correto recrutamento de enfermeiros por outros países.
Participaram da reunião a presidente do Cofen, Betânia Santos, o coordenador da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, que também é presidente do Sindicato, Jefferson Caproni, entre outros representantes das entidades de classe ligadas à enfermagem.
Luiz Marinho defendeu o estabelecimento de diálogo com os governos dos países que buscam recrutar enfermeiros brasileiros, visando a criação de acordos coesos que propiciem uma migração benéfica para ambos os governos e especialmente para o profissional.
Grupo de Trabalho
Também foi debatida a necessidade de políticas que promovam o recrutamento seguro de enfermeiros e a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para elaborar critérios que garantam esse processo. O GT, que ainda não possui data para ser criado, contará com a participação de entidades de classe da Enfermagem.
Em 2022 foi firmado um convênio entre o Cofen e a Agência Federal de Empregos Alemã com o objetivo de evitar situações exploratórias e garantir a segurança dos trabalhadores que desejavam imigrar.
Para o Conselho Federal de Enfermagem, a parceria ajudou a estabelecer e divulgar o meio mais correto e legal de recrutamento de profissionais.
A iniciativa firmada agora com o governo, busca fortalecer a Enfermagem e garantir melhores oportunidades de trabalho para os profissionais, bem como demonstra o comprometimento em valorizar e proteger os trabalhadores, tanto no Brasil quanto em outros países.
Leia também: