O Sintracon-SP encerrou as negociações com o Sinduscon (Sindicato Patronal) e, pela primeira vez em 20 anos, a categoria conquistou aumento real nas negociações da Convenção Coletiva de Trabalho. “Uma vitória da categoria que vai melhor e muito a qualidade de vida dos trabalhadores do setor”, comemora Antônio de Sousa Ramalho, presidente do Sintracon-SP.
De acordo com o sindicalistas, o reajuste foi de 4,6% a partir de maio e mais 1,5% nos pisos salariais a partir de 1º de julho. “O trabalhadores terão reajuste também no vale alimentação, seguro de vida e todos os itens da convenção.”
O sindicalista destaca ainda a manutenção de um jogo a mais de uniforme, a recomendação da padaria no canteiro de obras e, de acordo com Ramalho, hoje já são 600 padarias. “Avançamos em mais um benefício com a recomendação de lavanderia nos canteiros de obra e já estamos negociando com as empreiteiras, em breve os trabalhadores terão mais este benefício no canteiro de obras”, afirma o líder sindical.
Vale lembrar que, nesta negociação, todas as cláusulas sociais forma mantidas e ficou estabelecido que será realizado um Fórum Permanente de Negociação entre o Sintracon-SP e Sinduscon.
Ramalho explica que serão reuniões mensais como as que ocorreram durante o período da pandemia quando foi muito positivo, pois foram evitadas mortes e desemprego no setor. “Este fórum pode ajudar em questões pontuais do dia-a-dia do canteiro de obra e o debate será levado à base queremos ouvir o trabalhador e ajustar os acordos entre trabalhadores e empregadores”, explica Ramalho.