Em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (10), os trabalhadores da Qintess aprovaram, por 83,5% dos votos, a proposta apresentada pela empresa em audiência de conciliação mediada pelo TRT da 2ª Região. A decisão congela a paralização e mantém os trabalhadores em “estado de greve”.
A empresa é responsável pela prestação de serviços em TI para importantes empresas do país como Citibank, BMG, Liberty, Goldman Sachs, Raizen, IBM, Banco Santander, Banco Pan, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Natura, entre outras.
O litígio com o Sindpd começou após a constatação e consequentes denúncias de diversos trabalhadores que relataram o não cumprimento da obrigação de diversos direitos trabalhistas. Entre eles, atraso salarial, retenção do FGTS, não pagamento de banco de horas, férias, vale-refeição, denúncias de assédio, entre outros.
O presidente do Sindpd, Antonio Neto, parabenizou os trabalhadores pela mobilização e reafirmou o papel das instituições na resolução do impasse: “O instrumento constitucional da greve mostrou o tamanho da força dos trabalhadores na negociação. Parabenizo todos os trabalhadores da Qintess pela organização e maciça adesão desde o início das tratativas com a empresa.”
RESULTADO DA GREVE
Após o aceite pela Qintess, os trabalhadores decidiram suspender a deflagração do movimento grevista iniciado no dia 10/04/2023, com o retorno dos trabalhadores às suas atividades laborais, a partir do dia 11/04/2023, permanecendo em “estado de greve”.
A vitória dos trabalhadores (veja as cláusulas negociadas abaixo) foi conquistada ainda nesta segunda-feira após realização da greve que chegou a paralisar milhares de trabalhadores em diversos postos de trabalho no estado.
Entre as conquistas dos trabalhadores da Qintess estão:
- Auxílio home-office de R$110,00 por mês + vale-refeição e vale-alimentação
- Cumprimento do pagamento retroativo dos reajustes de auxílios-creche, alimentação, transporte, reembolso quilometragem e férias
- Quitação do banco de horas
- Quitação das verbas rescisórias (incluindo banco de horas e horas extra)
- Estabilidade de 40 dias
- Abertura de negociação da PLR para o ano de 2023
Termo de Audiência – Dissídio Coletivo de Greve
Fonte: Sindpd