PUBLICADO EM 11 de out de 2023
COMPARTILHAR COM:

USP oferece passeios culturais para o Dia das Crianças

O Museu de Zoologia é uma das atrações.

Na capital e no interior, a Universidade de São Paulo (USP) mantém diversos espaços dedicados à arte, à ciência e cultura. São atrações para todos os tipos de público.

Confira os espaços educativos que terão atividades na semana das crianças:

Museu de Zoologia

No dia 12 de outubro, das 10h30 às 12h, acontecerá a oficina Aquarela científica dos peixes-elétricos para crianças, com a ilustradora Daniela Bená, na Sala das Descobertas (não requer inscrição). A atividade integra a exposição A vida secreta dos peixes-elétricos, que fica em cartaz até setembro de 2024, e é acessível para deficientes visuais.

A mostra traz exemplares vivos de três espécies, emprestados por meio de uma parceria com o Aquário de São Paulo, e outros conservados para observação, parte da coleção do museu, e além de modelos para o público tocar, há painéis explicativos. São três peixes-elétricos (Electrophorus voltai), cinco carapós-tuviras (Gymnotus carapo) e seis ituí-cavalos (Apteronotus albifrons) vivos. Os visitantes também poderão ouvir os sons gerados pelas descargas elétricas dos peixes nos aquários, que acontecem, por exemplo, quando eles se reconhecem entre si.

O MZ fica na Avenida Nazaré, 481, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Saiba mais sobre o museu na página e nas redes sociais Facebook e Instagram.

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

A mostra 4 em 1 – Museus da USP apresenta o que é um museu universitário e como ele funciona. O projeto de pesquisa intitulado Coletar, identificar, processar e difundir: o ciclo curatorial e a produção de conhecimento, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), apresenta os quatro museus estatutários da Universidade: Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu Paulista (MP) e Museu de Zoologia (MZ),

A exposição se inicia com um vídeo produzido pelo artista Tadeu Jungle que trata das noções de “museu” e “curadoria” e apresenta os quatro museus da USP.  A seguir os visitantes são convidados a observar quatro estudos de caso que mostram o tratamento dado por cada um dos museus a um ou mais objetos de suas coleções, de modo a apresentar as etapas da curadoria nesses contextos. O objetivo é contribuir para o reconhecimento dos museus da USP como centros de pesquisa de excelência e produção de conhecimento perante a comunidade universitária e a sociedade.

O MAC fica na Av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, Ibirapuera, São Paulo. Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 21h. Entrada gratuita. Mais informações no site do museu.

Museu do Ipiranga

Museu do Ipiranga tem história e uma arquitetura imponente.

Reaberto em setembro do ano passado, depois de passar por uma grande reforma que durou nove anos, o museu apresenta 11 exposições permanentes. No total são 3.700 itens, a maioria inédita, sendo que 353 deles receberam tratamento multissensorial, facilitando as interações táteis e olfativas – há salas com cheiros, por exemplo  -, além de material em braile. Os objetos datam dos séculos 19 e 20, mas há itens mais antigos, que remontam ao Brasil colonial. São pinturas, esculturas, moedas, documentos textuais, fotografias, objetos em tecido e madeira e duas maquetes de grande porte.

As exposições estão divididas em dois eixos: Para Entender a Sociedade traz seis mostras sobre a sociedade brasileira e os vários processos históricos que estão ligados à sua formação; e Para Entender o Museu, com cinco áreas dedicadas aos bastidores do museu. No primeiro, os visitantes encontram obras que representam bandeirantes e personagens do início da colonização portuguesa, além de personagens e eventos ligados à Independência. Também estão expostos os vasos com águas dos rios do Brasil nas Escadarias e a pintura Independência ou morte!, de Pedro Américo. O Guia de Visitação ajuda a entender os espaços na visita ao museu.

O Museu do Ipiranga fica na Rua dos Patriotas 20, bairro do Ipiranga, São Paulo. Acompanhe o museu no Facebook e no Instagram. Os ingressos estão esgotados no site, mas é possível adquirir na bilheteria. O valor é de R$ 30,00, com meia-entrada. Para saber mais sobre ingressos acesse aqui.

Museu Republicano de Itu

Localizado na estância turística de Itu, o museu oferece uma programação especial: no dia 11 de outubro, às 10h, acontecerá a atividade Descobrindo objetos e Mediação educativa na exposição Viagens Fluviais, dirigida a crianças de 6 a 10 anos. A mostra apresenta aspectos das expedições que se realizaram entre Porto Feliz (São Paulo) e Cuiabá (Mato Grosso) pelos rios nos séculos 18 e 19.  E no dia 21 de outubro, das 10h às 17h, está programada a oficina Aquarelando Miguelzinho Dutra.

O Museu Republicano de Itu é uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da história e da cultura material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século 19 e a primeira metade do século 20, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil. Além do movimento republicano e da primeira fase da República brasileira, trata também da história de Itu e região, com ênfase no século 19, destacando artistas ituanos desse período. Desde a sua criação, é uma extensão do Museu Paulista no interior do Estado de São Paulo.

O Museu Republicano de Itu fica na Rua Barão de Itaim, 67, Centro Histórico de Itu. Mais informações sobre as atividades no setor educativo pelo telefone (11) 4023-0241 (menu 3) ou pelo e-mail: edu.mrci@usp.br. Confira também a página do Museu.

Fonte: Jornal da USP

Leia também:

Comerciários preparam atrações para o dia das crianças

 

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS