O UNICEF disponibiliza o Deixa que Eu Conto com 321 podcasts gratuitos para crianças, com histórias, brincadeiras e entrevistas com durações entre 5 e 30 minutos.
Os conteúdos são voltados para meninas e meninos de até 8 anos, em idade de frequentar a educação infantil e em processo de alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental).
Os conteúdos em áudio estão disponíveis no YouTube e no Spotify.
Com a chegada do período das férias escolares, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) disponibiliza o Deixa que Eu Conto com 321 podcasts gratuitos para crianças, com histórias, brincadeiras e entrevistas com durações entre 5 e 30 minutos. Desde o lançamento em 2020, a iniciativa já beneficiou mais de 4 milhões de crianças e famílias com a distribuição dos arquivos de áudio nos formatos digital e rádio, sendo mais de 188 mil plays no Spotify e 853 mil acessos no YouTube. Os conteúdos em áudio estão disponíveis no YouTube e no Spotify.
O Deixa que Eu Conto é voltado para meninas e meninos de até 8 anos, em idade de frequentar a educação infantil e em processo de alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental). Ele apresenta histórias e experiências educacionais em áudio e convoca as crianças à cocriação e à imaginação, trazendo-as para que sejam protagonistas do seu desenvolvimento e aprendizagem. A iniciativa conta com temporadas de episódios sobre a Amazônia, afro-brasileiros e de inclusão de crianças com deficiência (com descrição e tradução em Libras).
Os episódios são apresentados por 11 contadoras e contadores de histórias, como Carol Levy e Kiara Terra, e trazem histórias, brincadeiras e atividades. Todos os episódios foram pensados com foco no desenvolvimento infantil, trazendo conteúdos diversos que podem ajudar crianças e famílias no período de férias escolares.
“O Deixa que Eu Conto é uma ferramenta para famílias no período de férias escolares, que incentiva a aprendizagem cotidiana de forma lúdica. Os programas trazem temas essenciais como a reflexão sobre a inclusão; saberes da Amazônia e afro-brasileiros; e programas com histórias e brincadeiras – tudo isso em até 30 minutos, para promover essas vivências dentro de casa”, explica Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.
Todos os programas estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil para a garantia dos direitos de aprendizagem, e buscam apoiar a qualidade da educação ofertada durante as férias, podendo ser utilizados também em sala de aula.
Deixa que Eu Conto – A iniciativa Deixa que Eu Conto compreende um conjunto de 321 programas no formato de podcasts para famílias e crianças em idade de frequentar a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Os programas são apresentados por artistas populares, cantores e contadores de histórias e trazem músicas, brincadeiras, atividades e histórias inspiradas na cultura popular em especial do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, destacando sua fauna, sua flora, suas crenças e seus povos tradicionais, além dos programas afro-brasileiros. Ele é realizado com o apoio de parceiros do setor privado. Unem-se, também, à iniciativa os episódios do “Deixa que Eu Conto – para cada criança”, voltados para a inclusão de crianças com deficiência.
Fonte: Unicef