PUBLICADO EM 02 de dez de 2024

UGT participa do II Encontro da Juventude da CSA em Honduras

UGT participa do II Encontro da Juventude da CSA para fortalecer a representatividade dos jovens trabalhadores.

UGT participa do II Encontro da Juventude da CSA em HondurasA União Geral dos Trabalhadores (UGT) esteve presente no II Encontro da Juventude da Confederação Sindical das Américas (CSA), em San Pedro Sula, Honduras.

O evento, que aconteceu junto com a III Conferência das Mulheres da CSA, realizado entre os dias 25 e 29 de novembro, reuniu jovens lideranças sindicais de toda a América Latina para debater temas cruciais para o futuro do trabalho e a atuação sindical.

Representando a UGT, Juliana Karine Machado, Secretária Nacional da Juventude, destacou a importância do encontro como um espaço de fortalecimento da juventude trabalhadora.

Em suas palavras, “esse evento é essencial para construir estratégias que empoderem jovens trabalhadores e reforcem sua representatividade dentro dos sindicatos e no mercado de trabalho.”

Um dos pontos centrais abordados foi o impacto das transformações no mercado de trabalho devido à adoção crescente da Inteligência Artificial (IA). Juliana enfatizou que, embora a IA traga inovações significativas, ela também impõe desafios complexos, especialmente para os jovens que enfrentam barreiras de entrada em um mercado cada vez mais competitivo e tecnológico.

“Precisamos nos preparar para lidar com essas mudanças de forma a garantir a inclusão e a proteção dos direitos trabalhistas dos jovens”, reforçou.

Os debates no encontro também se concentraram em temas como Trabalho Decente, Transição Justa e Liberdade Sindical, pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais equitativa e sustentável.

As discussões buscaram alinhar estratégias para enfrentar as desigualdades e ampliar as oportunidades para a juventude, com foco na sustentabilidade e na justiça social.

O II Encontro da Juventude da CSA serviu como um momento de troca de experiências e fortalecimento das redes de atuação sindical na América Latina. Para a UGT, a participação no evento reforça seu compromisso com a promoção dos direitos dos jovens trabalhadores e sua preparação para os desafios de um mundo do trabalho em constante transformação.

Leia também: Greve na Pepsico contra 6X1 tem apoio da Confederação dos Trabalhadores na Alimentação

COLUNISTAS

QUENTINHAS