
Tragédia na BR-153: acidente mata três estudantes a caminho do Congresso da UNE. Foto: Corpo de Bombeiros de Goiás/ Reprodução
Na madrugada desta quarta-feira, 16 de julho, um grave acidente na BR-153, em Goiás, tirou a vida de cinco pessoas e comoveu o país. Um ônibus que transportava estudantes do Pará a caminho do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília, colidiu com uma carreta, resultando na morte de três jovens, do motorista do ônibus e do condutor do caminhão.
A tragédia mobilizou imediatamente autoridades dos estados do Pará e de Goiás, além do Governo Federal, universidades públicas e entidades da sociedade civil, que prestam apoio aos sobreviventes, familiares das vítimas e delegações estudantis envolvidas.
Solidariedade
Através de suas redes sociais, o presidente Lula lamentou o acidente:
“Neste momento de dor, manifesto a solidariedade às famílias e amigos das vítimas e aos colegas, professores e a toda a comunidade universitária atingida. Que as famílias encontrem conforto e amparo para atravessar este momento tão difícil”, disse.
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) também expressou por meio de nota, pesar e solidariedade, reafirmando a importância de garantir transporte seguro e digno a todos que, com coragem e esperança, lutam por um Brasil melhor.
Leia aqui a nota da CTB:
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) manifesta profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 16 de julho, na BR-153, em Goiás. O acidente envolveu um ônibus com estudantes do Pará que se dirigiam ao 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). Infelizmente, a tragédia resultou na morte de três estudantes e do motorista do ônibus, além do condutor da carreta que colidiu com o veículo.
Neste momento de dor, a CTB se solidariza com as famílias das vítimas, com os colegas e amigos dos estudantes, e com toda a comunidade estudantil. Reforçamos nosso compromisso com a luta por transporte seguro e condições dignas de locomoção para todos que participam da construção de um Brasil mais justo e democrático.
Recebemos com imensa tristeza a notícia que abalou todo movimento estudantil. Neste momento de dor, nos solidarizamos com as famílias, amigas, amigos e companheiros das vítimas, especialmente os jovens que representavam o sonho de um Brasil mais justo, com educação pública e de qualidade.
Reconhecemos o esforço da UNE, que desde as primeiras horas está em contato com os governos do Pará e de Goiás, com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Goiás (UFG), o Governo Federal e outras instituições para garantir apoio às pessoas envolvidas e acompanhar de perto as providências necessárias.
Que a disposição e a força de lutar desses jovens sigam como inspiração para todos nós. Às famílias, desejamos consolo e força para atravessar esse luto profundo.
Com respeito e solidariedade,
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)
Leia também:
Pejotização irrestrita ameaça uso do FGTS no financiamento da moradia



