Um acidente no terminal da Transpetro, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, matou dois trabalhadores terceirizados e feriu um nesta quarta-feira (27). Os nomes das vítimas não foram divulgados pela empresa.
De acordo com a Transpetro, os três eram funcionários da empresa Olicampo, contratada para serviços de manutenção, e estavam trabalhando na estação de tratamento de efluentes do terminal, quando uma plataforma de acesso desabou.
Eles chegaram a ser atendidos por uma equipe médica, mas dois dos feridos não sobreviveram. O outro homem sofreu uma fratura em uma das pernas e uma luxação na clavícula e foi encaminhado a um hospital da região, em estado estável.
Em nota, a Transpetro disse que está prestando todo apoio aos familiares, em conjunto com a Olicampo, que já instaurou uma comissão para apurar as causas do acidente e comunicou o ocorrido às autoridades.
O Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) divulgou nota em que se solidariza com as famílias dos trabalhadores mortos e com o funcionário ferido, e diz que destacou diretores e advogados para acompanhar a situação.
O Sindipetro-RJ tem alertado sobre segurança dos trabalhadores na Transpetro
Infelizmente, esse trágico acidente acontece quando o Sindipetro-RJ/FNP vem sistematicamente denunciado a situação de sucateamento e precarização das unidades e dos trabalhadores da Transpetro, próprios e terceirizados, como nos terminais da base do Sindipetro-RJ como o TEBIG e TABG.
É preciso deixar claro que a direção da Transpetro, através de seu presidente, Sergio Bacci tem se recusado a responder indagações oficializadas pelo Sindicato sobre questões que envolvem falta de efetivos, sucateamento dos terminais e unidades e segurança do trabalho. Sendo assim, o Sindipetro-RJ exige uma reunião urgente com a direção da Transpetro.
Em outubro, ocorreram mortes no sistema Petrobrás, incluindo uma no Complexo Boaventura, em Itaboraí-RJ. Inclusive, a situação ensejou na suspensão de uma reunião de PLR.
A Transpetro é uma subsidiária de logística da Petrobras, responsável pelo armazenamento e transporte de petróleo e derivados. O terminal de Angra dos Reis é responsável pelo transporte de petróleo que abastece as refinarias de Duque de Caxias (RJ) e Gabriel Passos (MG). Também é utilizado para a exportação de óleo combustível excedente da produção nacional.